Notícias


Forças Armadas montam, em Lajeado, hospital de campanha para auxiliar o socorro às vítimas no RS

Portaria desta sexta, dia 3 de maio, agiliza ação das Forças Armadas no apoio ao Rio Grande do Sul
03/05/2024 Portal Brasil – Foto: Divulgação

Para auxiliar no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, as Forças Armadas mobilizaram um hospital de campanha (HCamp). A unidade hospitalar segue do Rio de Janeiro para Canoas (RS) e, posteriormente, para Lajeado (RS), um dos municípios mais atingidos, que se encontra sem energia e com hospitais fechados.

O módulo conta com enfermaria, 40 leitos, 2 consultórios para atendimento e 1 para triagem. Além do HCamp, as Forças Armadas empregam cerca de 600 militares no apoio às vítimas das enchentes em 19 municípios do estado. Já foram resgatadas cerca de 100 pessoas e realizadas 10 evacuações aeromédicas.

O módulo de campanha do Exército, para atendimentos de saúde, será transportado com apoio de um avião KC-390, da Força Aérea Brasileira. Para a instalação, uma equipe de Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro foi deslocada para Lajeado. A cidade segue isolada e com dificuldade de acesso devido aos danos causados pelas chuvas. Quando instalado, o local contará com médicos, enfermeiros e assistentes de saúde.

O trabalho das Forças Armadas, por meio da operação Taquari II, iniciou na terça-feira, dia 30 de abril, e conta com 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia. As ações ocorrem em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

As atividades desempenhadas incluem resgate de cerca de 100 pessoas ilhadas, incluindo duas gestantes e uma criança de dois anos, além de dez evacuações aeromédicas. Também incluem distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões.

Portaria

O Ministério da Defesa oficializou nesta sexta as condições para o emprego da Forças Armadas em apoio logístico às ações de Proteção e Defesa Civil nos municípios da Região Sul em situação de calamidade pública diante de fortes chuvas. A Portaria nº 2.309 foi publicada nesta sexta-feira, 3 de maio, no Diário Oficial da União.

Entre as determinações da portaria estão a ativação do Comando Operacional Conjunto Taquari II. Sob coordenação do Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica empregam neste momento 626 militares no apoio à população gaúcha.

As Forças Armadas, por meio da Operação Taquari II, iniciaram os trabalhos na terça-feira (30/4) e as operações contam neste momento com mais de 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal, de acordo com números atualizados nesta quinta (2/5).

O documento publicado nesta sexta-feira orienta os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica a permanecerem em condições de oferecer recursos operacionais e logísticos ao Comando Operacional Conjunto e a informar as necessidades de recursos para a execução das ações.

A portaria ainda determina que os comandantes das três forças indiquem oficiais que atuarão no Comando Operacional Conjunto ativado. O General de Exército Hertz Pires do Nascimento foi designado para comandar o Comando Conjunto.

As atividades desempenhadas pela Operação Taquari II incluem resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água, alimentos e donativos, auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões, entre outras tarefas.

Em 2023, as Forças Armadas realizaram a primeira fase da operação Taquari, no Rio Grande do Sul, em resposta às fortes chuvas na região. Militares foram mobilizados para atender aos municípios afetados e as atividades incluíram busca e resgate, distribuição de suprimentos e reconstrução. A experiência prévia subsidiou a Operação Taquari II, dando agilidade e capacidade de resposta às situações de emergência



Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS