Notícias


ExpoCamaquã 2019 recebe Sessão Solene proposta pela Câmara de Vereadores de Camaquã

Atividade foi realizada na terça-feira, dia 10 de setembro, no Sindicato Rural
12/09/2019 Por Ascom Câmara de Vereadores / Júlio Souza - Fotos: Júlio Souza
Anterior Próximo

A Câmara Municipal de Camaquã realizou Sessão Solene em homenagem à ExpoCamaquã. O evento é a união da 53ª Expofeira Agropecuária, 24ª Mostra da Indústria e Comércio, 4ª Edição do Casa Construção & Cia e a 3ª Mostra da Agricultura Familiar de Camaquã.

A solenidade ocorreu durante a realização da feira, que teve início no dia 09 e segue até 15 de setembro. Acesse a programação no site: www.sindicatoruraldecamaqua.com.br .

A sessão foi proposta pela Mesa Diretora do Poder Legislativo. O objetivo foi prestar homenagem aos organizadores da atividade, bem como os expositores.

Participaram do ato, além de patrocinadores e apoiadores da feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Medeiros (PDT), o vice-prefeito municipal, Jair Martins (PSDB), o vice-presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, Gustavo Souza, e o diretor da Fecomércio RS e presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Moraes.

A ExpoCamaquã

A ExpoCamaquã é a união da 53ª Expofeira Agropecuária, 24ª Mostra da Indústria e Comércio, 4ª Edição do Casa Construção & Cia e a 3ª Mostra da Agricultura Familiar de Camaquã.

A ExpoCamaquã é um evento técnico, negocial, comercial e institucional que abrange 17 municípios da Região Centro Sul. Em sua 53ª Edição, acontece anualmente, no município de Camaquã, na sede do parque de eventos do Sindicato Rural de Camaquã, sendo reconhecida pelos produtores e empreendedores dos arranjos produtivos locais, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, através do Departamento de Produção Animal Serviços de Expositores e Feiras do RS, do Calendário Oficial de Eventos da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do RS e do Calendário Oficial de Eventos do município de Camaquã.

Organizadores da Feira

O Sindicato Rural de Camaquã, em parceria com  a Prefeitura Municipal de Camaquã, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã, Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Instituto Rio Grandense do Arroz, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-RS , Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, Sindilojas Costa Doce, Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Emater, Sesc - Sistema Fecomércio e a  Fundasul, organizam e executam o evento proporcionando um espaço para ampliar e fortalecer os segmentos econômicos, culturais e sociais.

Promoção da economia

Desta forma, busca valorizar a cadeia produtiva do agronegócio, da indústria, comércio, agricultura familiar, expressões artísticas e culturais e artesanato visando o desenvolvimento local sustentável. Além de sensibilizar e mobilizar os setores produtivos da região, o evento apresenta uma programação de seminários, cursos, oficinas e atividades que mostram novas tecnologias para melhorar, diversificar e agregar valor à produção rural, comercial, industrial envolvendo especialmente os produtores rurais da região, sejam eles, pequenos, médios ou grandes.

Outro fator que fortalece a importância da feira é que o município de Camaquã possui um dos grandes centros de beneficiamento de arroz, é denominado Capital Nacional do Arroz Parboilizado, possuindo um parque industrial que é referência no Rio Grande do Sul, aproximando os segmentos da cadeia orizícola, incentivando a integração e a negociação entre os setores. Fomenta a valorização das manifestações artísticas e culturais do município e do estado com uma programação de shows, apresentações de Bandas Marciais, grupos tradicionalistas, mostra de artesanato aos seus visitantes.

Recebe um público de aproximadamente 10 mil pessoas entre participantes e visitantes, gerando cerca de 170 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos, contribuindo para a ampliação da geração de renda, para o acesso aos novos conhecimentos, troca de experiências e valorização da produção local.

MAIS NOTÍCIAS