Notícias


Colégio Pelotense recebe cozinha e refeitório requalificados

Prefeitura investiu mais de R$ 89 mil para transformar o local
13/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Repórter: Luiza Meirelles - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

A cozinha e o refeitório do Colégio Municipal Pelotense foram entregues pela Prefeita Paula Mascarenhas, na quinta-feira, dia 12 de setembro de 2019, totalmente requalificados à comunidade escolar.

Mais de R$ 89 mil foram investidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na reforma dos espaços, que incluiu a troca de piso, forro e esquadrias; novas instalações hidráulicas e elétricas; revestimento cerâmico; paredes com gesso acartonado; além de serviços de alvenaria e pintura.

Jogo de bancadas, armários para despensa, prateleiras, ventiladores e exaustores novos também foram adquiridos para transformar o local. As paredes coloridas em verde e lilás agora compõem o ambiente alegre, animado pela presença de centenas de crianças, jovens e adultos que passam diariamente pelo refeitório, com capacidade para acomodar cerca de 300 estudantes por vez.

A prefeita lembrou que "a instituição centenária e tradicional da cidade precisa estar cada vez mais bonita e acolhedora" para seus alunos e funcionários. “O Pelotense é um patrimônio de Pelotas. Fiquei feliz pelo que vi aqui hoje; o espaço está qualificadíssimo”, afirmou.

Capricho e carinho

Paula, depois de interagir com dezenas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, posar para fotos e distribuir autógrafos aos pequenos, conheceu as novas instalações da cozinha do educandário, que também teve a despensa ampliada para melhor acondicionar os alimentos – com salas específicas aos produtos orgânicos, refrigerados e demais insumos.

Para parte do grupo de merendeiras – responsável por produzir, aproximadamente, mil refeições diárias, entre lanches, almoços e jantas nos três turnos –, a prefeita destacou que evidenciou dois aspectos indispensáveis no serviço público ofertado à população: carinho e capricho. “Isso eu vi de sobra por aqui”, disse Paula, referindo-se à qualidade das refeições e à integração afetuosa entre as profissionais e as crianças.

Melhorias para a comunidade escolar

Entre as oito merendeiras que atuam na escola, dona Marlene Martins é a mais experiente: já são mais de 34 anos dedicados à alimentação dos alunos do Colégio Pelotense. Para ela, a rotina em meio à juventude, que já a deixa feliz, vai melhorar ainda mais com a nova estrutura. “Tá tudo ótimo, maravilhoso. Dá mais ânimo trabalhar em um lugar assim. Eu adoro trabalhar aqui, os alunos são como meus filhos”, ressaltou.

O espaço requalificado, de 229 metros quadrados, refletiu tanto no aumento da autoestima da comunidade escolar quanto no número da procura pela merenda, contou o diretor Arthur Katrein, que mencionou a necessidade de colocar outras mesas para comportar mais pessoas. “É o marco de uma nova etapa para nós. Temos uma equipe qualificada e um local renovado”, comemorou Katrein.

Ele destacou que a intervenção, nesta proporção, é a primeira executada na cozinha e no refeitório em muitos anos; já havia problemas de infraestrutura, principalmente, no sistema de escoamento de esgoto. Secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa frisou que todas as mudanças estão em conformidade com os padrões sanitários exigidos e que isso repercute na qualidade da merenda.

Equipe de merendeiras

Além de Marlene, integram a equipe as merendeiras Kennya, Isabel, Márcia, Paula, Luciele, Madeleine e Celina. No início deste ano, mais de 180 kits de uniformes novos (http://www.pelotas.com.br/noticia/merendeiras-das-escolas-de-educacao-infantil-recebem-uniformes) foram entregues pela Prefeitura aos profissionais do Município.

Cada kit é composto por duas calças, dois jalecos, dois aventais de pano e um de napa, duas toucas, óculos de segurança e um calçado fechado impermeável e antiderrapante. O Colégio Pelotense tem 116 anos (http://www.pelotas.com.br/noticia/colegio-municipal-pelotense-comemora-116-anos) e é responsável pelo ensino de quase 3 mil crianças, jovens e adultos.

MAIS NOTÍCIAS