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Encaminhamento das carteiras de identidade se adapta ao modelo de Distanciamento Controlado

Todo o procedimento para atendimento no IGP está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado
22/05/2020 Ascom IGP / Edição: Secom - Foto: Ascom IGP
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Cuidados para evitar a propagação da Covid-19 garantem segurança no atendimento de quem precisa fazer carteira de identidade no Instituto-Geral de Perícias (IGP), no bairro Azenha, em Porto Alegre. Desde o lado de fora, a precaução já deixa marcas.

No chão, faixas coloridas, instaladas de dois em dois metros, indicam onde deve ficar quem espera para fazer o documento. Na outra entrada, o atendimento é para os que vão retirar o documento. Dentro do saguão do Departamento de Identificação, os cuidados são ainda maiores.

Todo o procedimento está adaptado ao modelo de Distanciamento Controlado, instituído por decreto do governo estadual. O modelo prevê protocolos e limites para o atendimento presencial, de acordo com a situação do município.

Porto Alegre foi classificada na bandeira laranja, ou seja, com risco médio, em um cálculo que leva em conta a quantidade de casos e a capacidade da rede de saúde. No caso do Departamento de Identificação, são permitidas a presença de até 50 pessoas, entre servidores e público, simultaneamente.

Antes mesmo de começar a trabalhar, os atendentes precisam preencher um formulário, relatando suas condições de saúde. Quem teve febre ou contato com alguém com Covid-19 é dispensado da escala de trabalho, que prevê revezamento nos dias da semana.

Um guichê separado atende exclusivamente idosos e pessoas com necessidades especiais. Ao fundo, as estações de trabalho foram afastadas, para fixar em dois metros o distanciamento entre as pessoas. Quem atende o público usa máscara ou escudo facial, luvas e manguitos, assim como usa constantemente álcool gel 70%.

O produto é utilizado para esterilizar mesa, mouse, teclado, caneta e os escudos faciais após cada atendimento. Na hora de coletar as impressões digitais, é oferecido álcool gel para quem está sendo atendido. Só quem está de máscara pode entrar no departamento.

O motorista Alef Brum foi um dos atendidos recentemente. Ele teve os documentos roubados em fevereiro, antes da pandemia. Prestes a conseguir um novo emprego, conseguiu fazer o encaminhamento, por telefone, de um dia para o outro. “Foi tudo perfeito, bem rapidinho”, contou.

Segundo a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt, em média são encaminhadas 210 carteiras de identidade por dia. “É possível manter o atendimento dos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, preservar a saúde de todos. Basta seguir à risca as recomendações e ficar atento às mudanças, já que o modelo é reavaliado a cada semana”, afirmou.

Restrições

Apesar das adaptações, o atendimento segue restrito aos casos urgentes, com necessidade comprovada por documentos. São consideradas urgências a retirada de receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência, casos de roubos e furtos e viagens de avião agendadas com urgência.

Em todos esses casos, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas, que comprovem o relato. A prioridade é dada para os que necessitam da identidade para receber o auxílio emergencial do governo.

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