Notícias


Policiais penais gaúchos que integraram força-tarefa no Pará retornam ao Estado

Agentes que estavam em missão no norte do país desde 15 de agosto de 2019 retornam para o Estado
26/05/2020 Ascom Seapen / Edição: Secom - Foto: Divulgação Seapen/Susepe

Cinco agentes que integraram a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Belém, no Pará, retornaram ao Rio Grande do Sul na madrugada da segunda-feira, dia 25 de maio de 2020.

Foram recebidos no aeroporto Salgado Filho pelo coordenador da FTIP no Rio Grade do Sul, agente penitenciário Fábio Duarte, e pelos delegados das regiões penitenciárias onde estão lotados. Eles estavam no norte do país desde 15 de agosto de 2019.

Todos atuaram, ao lado de outros agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), nas funções de coordenação dos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos, com apoio logístico e supervisão de órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Pará.

Hugo Anael Gomes Bicca, Igor Ferreti Rodrigues, Leonardo Borges de Castro, Paulo Ricardo Belaguarda Acosta e Valdoir de Deus dos Santos chegaram juntos. A agente Ana Cláudia de Brites Siqueira havia retornado na semana passada.

O policial penal José Roberto Ferreira Belaguarda, que também esteve no Pará por nove meses, também retornou na semana passada, após ficar 12 dias hospitalizado no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, para se tratar de Covid-19.

Depois de receber alta, permaneceu mais quatro dias em isolamento em um hotel na capital federal. Apesar de o servidor estar curado, para cumprir os protocolos de saúde do Estado, permanecerá isolado em sua residência por mais 40 dias.

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, fez questão de registrar sua satisfação pelo retorno de todos com saúde, “após esta missão que, por si só, já seria bastante árdua, e que, por força da Covid e de todas as circunstâncias que foram enfrentadas no norte do país, tornou-se ainda muito mais difícil”.

Superintendente da Susepe, Cesar da Veiga manifestou seu “orgulho em tê-los como colegas, saudando os que regressam, após a concretização do valoroso trabalho de cooperação no Estado do Pará, atuando não só nas intervenções, mas também na linha de frente na prevenção e combate ao novo coronavírus – motivo de orgulho para todos nós”.

O desempenho dos agentes gaúchos também foi reconhecido fora do Estado. Em novembro do ano passado, o secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários do Pará, Jarbas Vasconcelos do Carmo, enviou ofício ao secretário Faccioli fazendo o registro oficial de elogio aos servidores da Susepe que integraram a força-tarefa no Pará.

Antes de deixar o cargo, o então diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, também elogiou o trabalho dos policiais penais do Estado. “Tua gauchada, na FTIP, está honrando as tradições do Rio Grande", disse ao secretário Faccioli. Ainda permaneceram no Pará para mais um período de atividade os agentes Blauquior Rodrigues Machado, Heitor Leandro Foss Soares, Luis Carlos Garcia dos Santos e Luiz Guiomar Quevedo Peranzoni.

MAIS NOTÍCIAS