Notícias


9ª edição da Feira de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares será realizada em Canguçu

Programação ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, no Ginásio Municipal
16/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Canguçu – Foto: Prefeitura de Canguçu

Está programada para ocorrer nos dias 5 e 6 de outubro de 2019, a 9ª Feira de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, das 9h às 17h no Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu.

Entre as suas atrações, a feira contará com exposição de sementes, produtos de agroindústria, artesanato, silvicultura, fitoterápicos, máquinas inventos e equipamentos.

Você sabe qual a importância das sementes crioulas?

Também chamadas de sementes tradicionais (sementes da paixão ou sementes da solidariedade), as sementes crioulas são, por definição, variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares ou camponeses, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades.

De maneira geral, a semente é a primeira etapa da cadeia alimentar. Por meio de sementes é que se tem origem de praticamente de todos os alimentos (arroz, feijão, milho, hortaliças etc.).

As sementes crioulas em especial, foram selecionadas por décadas, passadas de geração em geração e seguem até hoje preservadas por famílias de agricultores, guardiões ou bancos de sementes.

Diferentemente das sementes utilizadas na agricultura moderna, a semente crioula não passou por nenhuma modificação genética por meio da interferência humana, e isso garante, naturalmente, uma vasta gama de diversidade genética além da identidade da cultura de um povo.

A agricultura familiar tem uma missão e uma virtude muito grande em manter a disponibilidade e a continuidade das sementes crioulas. Além da preservação desse tipo de material, a possibilidade de não depende de nenhuma empresa ou país, é fundamental para garantir a segurança e soberania alimentar dos povos.

As sementes crioulas por serem adaptadas aos locais, são mais resistentes e menos dependentes de insumos externos. Apresentam também uma garantia de diversidade de alimentos e contribuem com a biodiversidade dentro dos sistemas de produção. Garantir a biodiversidade é assegurar a sustentabilidade dos sistemas naturais (ecossistemas) e dos sistemas cultivados (agroecossistemas).


MAIS NOTÍCIAS