Notícias


Pelotas terá audiência crioula nesta terça, dia 17 de setembro, às 20h

A atividade vai acontecer no Largo do Mercado Público
16/09/2019 Por Ascom Tribunal de Justiça do RS – Foto: Divulgação

Vestindo pilcha e usando linguagem e cenários gaúchos, servidores, estagiários, voluntários, magistrado, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e partes da Comarca de Pelotas prestarão homenagem à Semana Farroupilha com a realização de uma Audiência Crioula.

A atividade vai acontecer dia 17 de setembro de 2019, às 20 horas, no Largo do Mercado Público, em Pelotas.

A Semana Farroupilha de Pelotas terá como Patrono o Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

Na audiência crioula o Magistrado irá julgar processo de usucapião em que cidadãos buscam a regularização do título de propriedade do imóvel em que residem. A expectativa é de que as manifestações dos interessados e as sentenças sejam redigidas em versos gaúchos.

De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que coordena as atividades e presidirá a audiência crioula, o objetivo da ação é aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha.

"Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário", comenta.

Audiências Crioulas

A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já constitui tradição de mais de uma década e nesse períodos diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaúchos nos Municípios de Amaral Ferrador, Caiçara, Camaquã, Capão do Leão, Carazinho, Cerrito, Encruzilhada do Sul, Frederico Westphalen, Gaurama, Ijuí, Iraí, Muçum, Pelotas, Santana do Livramento, Taquaraçu do Sul, Torres, Viadutos, Vicente Dutra.

MAIS NOTÍCIAS