Notícias


Francisco Vargas é o novo secretário do Esporte e Lazer

Governador Leite deu posse a Francisco Vargas como novo secretário
04/06/2020 Ascom Sel e Vanessa Kannenberg / Edição: Secom - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou o nome de Francisco Xavier de Vargas Neto como novo secretário estadual do Esporte e Lazer. Empossado na tarde desta quarta-feira, dia 3 de junho, no Palácio Piratini, Francisco Vargas assume o lugar deixado por João Derly.

“Recriamos a secretaria por entender a importância que tem o esporte na promoção da saúde física e mental da população, especialmente importante neste período de pandemia, e nas ações sociais e econômicas. Derly deu uma enorme contribuição nesse desafio de montar a pasta e em muitas ações para o esporte gaúcho. Recebemos com muita alegria o professor Vargas, com a certeza de que fará um excelente trabalho pelo conhecimento que tem”, afirmou o governador na cerimônia de posse.

Professor de pós-graduação em Educação Física com doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, o novo secretário destacou a missão que terá. “É um grande desafio, um novo desafio na minha carreira e pretendo contribuir com minha experiência em prol do esporte e lazer no nosso Rio Grande do Sul. Agradeço ao Derly pela indicação e espero corresponder às expectativas”, destacou Vargas.

João Derly estava à frente da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) desde o início da atual gestão. Nos últimos 17 meses, o ex-judoca cumpriu com o compromisso de defender e promover o desenvolvimento de ações que fomentem o esporte no Estado.

“Nós tínhamos muitos eventos para este ano. Inclusive o lançamento do Calendário Esportivo 2020 foi o último evento com público no Piratini, em março, e, infelizmente, a pandemia nos impediu de concretizar muitos deles. Mas acredito ter contribuído com questões importantes, como o andamento do Plano Estadual do Esporte e a redução da contrapartida das empresas que financiam projetos do Pró-Esporte”, afirmou Derly, que deixa o cargo a pedido próprio para se dedicar às eleições de 2020.

Quem é

Francisco Xavier de Vargas Neto é doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, onde defendeu tese na área de esporte e saúde, e especialista em Treinamento Desportivo e Saúde Escolar pela UFRGS.

O novo secretário leciona nos cursos pós-graduação das universidades Feevale, La Salle, Ulbra, UCS e IPA. Também lecionou nos cursos de graduação, mestrado e doutorado na UFRGS, em que orientou dissertações nas áreas de atividade física e esporte infantil.

Como desportista, Vargas Neto é faixa vermelha e branca de 6° grau da Confederação Brasileira de Judô. Após se tornar campeão estadual da modalidade, foi o primeiro gaúcho a estagiar e treinar no Japão.

Pela Federação Gaúcha de Judô, recebeu o título de Grande Benfeitor da Ordem do Mérito. Também treinou equipes de judô da Sogipa e integrou as equipes de controle de doping nas competições mundiais pré-olímpicas e na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

MAIS NOTÍCIAS