Notícias


Comunidade escolar comemora 20 anos da Emei Monteiro Lobato, em Pelotas

Com música, balões e bolo, alunos, pais e funcionários celebraram as duas décadas da escola municipal do Simões Lopes
17/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles - Fotos: Michel Corvello
Anterior Próximo

O clima de festa e alegria ditou a tarde na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monteiro Lobato, na sexta-feira, dia 13 de setembro de 2019, quando o educandário do Simões Lopes comemorou 20 anos de história.

As duas décadas dedicadas ao ensino de crianças, de 0 a 5 anos, foram celebradas por dezenas de pessoas, entre alunos, pais, professores e funcionários. O vice-prefeito Idemar Barz integrou-se à comunidade para festejar a data especial, marcada por apresentações musicais, bolo e o clássico ‘Parabéns a Você’, acompanhado pelos pequenos da escola.

“Reforço aqui o nosso carinho, reconhecimento e respeito pela Emei Monteiro Lobato, e pelas professoras e funcionárias que dão o melhor de si para oferecer um ensino de qualidade para as crianças, que são o nosso futuro. Estamos juntos nessa luta por uma educação cada vez melhor para elas”, ressaltou Idemar.

Atualmente, 130 alunos frequentam diariamente a Emei para aprender e brincar; uma delas é Ester Marry, de 4 anos, que mudou bastante – para melhor – desde que ingressou no educandário.

Quem afirma é a mãe Rose Marri, contente por identificar o desenvolvimento constante da filha. “Ela tá muito mais comunicativa e mais companheira. Vim hoje comemorar o aniversário da escola e o aprendizado dela”, contou Rose.

Ela também relata como o programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, do Pacto Pelotas pela Paz, foi importante para sua família e para fortalecer, ainda mais, os vínculos com a pequena.

“Estou mais calma para lidar com as atitudes e comportamentos dela porque compreendi que faz parte da idade e da fase em que está”, acrescentou. O programa de prevenção à violência já alcançou três grupos de pais e mães da escola, desde 2018.

Reverência ao autor

O escritor brasileiro Monteiro Lobato, que dá nome à Emei, foi homenageado de diversas formas durante a tarde. O universo de literatura fantástica do Sítio do Picapau Amarelo – uma das principais obras do autor – foi reverenciada na trilha musical do evento, nas frases do escritor espalhadas pelo local e pela alusão a alguns dos personagens inconfundíveis da série literária, entre eles, a Emília, o Visconde de Sabugosa e o Saci Pererê, interpretados pelos pequenos, que divertiram-se com as caracterizações.  

O secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa, assinalou a importância da Educação Infantil para o futuro e o desenvolvimento da sociedade. “Saliento meu reconhecimento a todos os funcionários e professores que demonstram profissionalismo e compromisso com as nossas crianças diariamente”, completou Corrêa, mencionando a prioridade dada pelo governo aos investimentos nesta área.

Requalificação

Em dezembro de 2016, a escola foi entregue totalmente requalificada à comunidade, depois de ser reformada e ampliada, o que impactou no aumento de mais de 40 vagas. Dez novas salas foram construídas e o piso foi elevado em 1,20 metro – resolvendo antigos problemas de infraestrutura. Atualmente, 30 funcionários compõem a equipe da Monteiro Lobato.

As professoras Maria Alice e Nara, e a funcionária Maria Cristina foram homenageadas pelas duas décadas dedicadas à Emei. As ex-diretoras Maristela e Elisabete também receberam placas em reconhecimento ao trabalho à frente da instituição. A orquestra Força Jovem, do Sest Senat, participou do aniversário e encantou os presentes.

MAIS NOTÍCIAS