Notícias


Prefeitura de Pelotas e IFSul firmam convênio de cooperação para aperfeiçoamento de cuidadores

Curso “Cuidando do Cuidador” será dedicado, na primeira fase, à formação de 30 servidores da SAS
17/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Gustavo Vara

Com vistas ao aperfeiçoamento de servidores que tratam dos públicos de abrigos do Município, a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) assinaram convênio de cooperação de parceria institucional.

A prefeita Paula Mascarenhas e o reitor Flávio Luís Barbosa Nunes assinaram o protocolo na manhã da segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, no Salão Nobre do Paço Municipal.

“Meu compromisso é o de agradecer. Uma instituição do porte do IFSul teve interesse e sensibilidade para perceber a importância de participar da vida das pessoas e voltou o olhar para nossas carências imediatas quanto ao atendimento de quem precisa”, afirmou a prefeita.

O resultado da parceria é o desenvolvimento do curso de qualificação de servidores que atendem pessoas que necessitam de acompanhamento nos abrigos do Município. A primeira turma será de 30 alunos e as aulas começam dia 26 deste mês, estendendo-se até abril de 2020, com dois encontros semanais. A equipe foi selecionada pela própria Secretaria de Assistência Social.

O diretor de Relações com a Comunidade do IFSul e coordenador do curso “Cuidando do Cuidador”, Edgar Antônio Costa Mattarredona, comentou que o grupo “Ações do Bem”, do próprio Instituto, visitou abrigos e motivou-se a atuar.

“A ideia foi a da capacitação de servidores que auxiliam as pessoas que necessitam de cuidados: crianças, jovens, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade, e pessoas com deficiência.” Para os jovens, que são desligados dos abrigos aos 18 anos, o IFSul está estudando a possibilidade de proporcionar profissionalização.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Loureiro Duarte, salientou que a ação de capacitar cuidadores resulta de voluntariado, e que a Extensão tem o objetivo de colocar toda a potencialidade do Instituto à disposição da comunidade para atender às demandas.

O secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, informou que a Secretaria, desde 2016, vinha promovendo capacitações de educadores sociais, para mantê-los atualizados. No entanto, os cursos eram de até 30 horas. O que se iniciará, com o convênio, é de 160 horas. “Agora, teremos um curso completo, com certificação. O caminho será aberto para os servidores. A iniciativa demonstra a responsabilidade social do IFSul.”

O reitor Flávio Nunes salientou que o curso, além do aperfeiçoamento, é também uma forma de valorização dos que trabalham, por meio da preparação profissional para a jornada do dia a dia.  

“Transformar vidas é essencial e isso se faz por meio dos servidores, que receberão condições técnicas para trabalhar com quem mais precisa. Temos que cuidar dos seres humanos que estão sob a nossa guarda, daqueles que abrigamos, vestimos e alimentamos. Temos, ainda, que aumentar a autoestima de cada um”, frisou a prefeita, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz.

MAIS NOTÍCIAS