Notícias


Agentes da Susepe e da Polícia Federal cumprem mandados em três casas prisionais em Uruguaiana e Pelotas

Mandados foram cumpridos pelos agentes da Susepe e da PF em três casas prisionais
07/07/2020 Texto e foto: Imprensa Susepe
Anterior Próximo

Na terça-feira, dia 7 de julho de 2020, foram cumpridos mandados de prisões temporárias e apreensões de ilícitos na Penitenciária Estadual Modulada de Uruguaiana (sete), no Instituto Penal de Uruguaiana (um) e no Presídio Regional de Pelotas (um), expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Uruguaiana.

A execução dos mandados foi cumprida em ação conjunta dos agentes penitenciários da Susepe e de agentes da Polícia Federal, tendo início às 7h30min. Por parte da Susepe, o agente penitenciário Fábio Duarte comandou a ação, que visa combater organizações criminosas que introduziam drogas e celulares na Modulada de Uruguaiana.

O superintendente da Susepe, César da Veiga, disse que o trabalho em conjunto entre as instituições da segurança pública reforçam o combate ao crime organizado dentro e fora das unidades prisionais.

"Com esta união, garantimos a segurança da sociedade. E os agentes da Susepe e das demais instituições estão de parabéns pelo cumprimento dos mandados expedidos pela justiça, pois realizaram a ação com muita técnica, planejamento e logística operacional já que demandou um grande número de servidores ", informou Veiga.

Conforme o delegado penitenciário da 6ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Ricardo Moraes, atuaram na operação mais de 98 agentes penitenciários.

Integrantes do Grupos de Intervenções Prisionais (GIRs) das 2ª, 5ª e 8ª regiões penitenciárias, da equipe do Complexo de Canoas, da Penitenciária de Sapucaia do Sul e agentes do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP-Operacional) participaram da ação, que contou também com a presença do diretor do DSEP, Cristiano Fortes.

Na operação, foram encontrados droga em pequena quantidade (maconha, cocaína e crack) e 20 aparelhos de celulares. Já no Instituto Penal de Uruguaiana, semiaberto, não foi encontrado nenhum material ilícito em posse de apenados e nem nos alojamentos.

Operação Pater

Além dos mandados nas casas prisionais, a PF cumpre mandados em mais municípios do RS, em Itaqui, Alegrete e Caçapava do Sul, contra o tráfico de drogas e de armas.  As ações nos municípios têm a participação da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Susepe, da Guarda Municipal de Uruguaiana e do Ministério Público Estadual, contando também com o apoio do Exército Brasileiro e da Força Nacional.

MAIS NOTÍCIAS