Notícias


Vestuário é um dos segmentos mais afetados pela crise do coronavírus, aponta Sondagem da Fecomércio-RS

Apenas 3,1% dos entrevistados reportaram ganhos no período
08/07/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac

O segmento de vestuário tem sido um dos mais afetados pela crise da Covid-19, em decorrência das ações de fechamento do comércio não essencial. A Fecomércio-RS divulgou sua Sondagem de Segmentos para Vestuário e o destaque, mais uma vez, foram as questões relacionadas ao novo coronavírus.

Apenas 3,1% dos entrevistados reportaram ganhos no período. Entre os respondentes, 41,1% reportou ter perdas superiores a 50% e 1,0% afirmou que seu negócio estava fechado. Entre os entrevistados, 83,1% aplicou alguma medida para aumentar ou evitar a queda das suas vendas nesse período.

Quanto ao financiamento do negócio, 49,9% disseram que estavam utilizando capital próprio para pagar contas da empresa e 9,1% afirmou ter tomado empréstimos. Ainda, 2,9% afirmou ter tentado pedir empréstimos, mas não conseguiu acesso aos recursos.

Outro número que se destacou foi relativo a alterações na força de trabalho: 59,2% dos entrevistados disse ter alterado a força de trabalho. Entre estes, 42,5% reportou que aplicou redução da jornada com redução de salários, 33,8% suspenderam contratos e 39,0% responderam que demitiram.

“A pandemia pegou a população de surpresa. Chegou de repente e simplesmente não sabemos quando tudo isso vai acabar. Entretanto, já ficou muito claro que o comércio varejista está entre os grandes perdedores dessa crise e o segmento de varejo de vestuário foi um dos mais prejudicados”, afirmou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

A pesquisa ouviu 385 empresas do Simples, de todo o Estado, do segmento de varejo de Vestuário, entre os dias 27 de maio e 08 de junho de 2020. Veja aqui a pesquisa completa.

MAIS NOTÍCIAS