Notícias


Secretaria da Saúde recebe 3,5 mil inscrições de voluntários para reforço no atendimento à Covid-19

Entre os voluntários que se cadastraram, 1.979 são profissionais da área da saúde
09/07/2020 Texto: Sofia Lungui, com supervisão de Marcelo Flach/Secom / Edição: Secom - Foto: Divulgação / SES / Arquivo

O canal de cadastro de voluntários para atendimento à Covid-19, iniciativa da Secretaria da Saúde (SES), recebeu cerca de 3,5 mil inscrições desde a divulgação do formulário. A plataforma, lançada em 26 de março, está no site do governo do Estado que reúne informações sobre o coronavírus.

Entre os voluntários que se cadastraram, 1.979 são profissionais da área da saúde. Inscreveram-se médicos, enfermeiros, psicólogos, cuidadores de idosos, entre outras especialidades. O restante pertence a outras categorias profissionais, incluindo as áreas de Direito, Ciências Contábeis e Informática.

Carina Fischer Feddern, 25 anos, aluna do 3° semestre do curso de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é voluntária na Farmácia de Medicamentos Especiais. Desde que iniciou as atividades, há dois meses, a estudante atua na atenção básica e na dispensação de medicamentos.

Para ela, além de promover muito aprendizado, a experiência está sendo marcante. “Sempre atuei em laboratório, nunca tive de lidar diretamente com as pessoas, por isso, está sendo muito importante. É um bom momento para nós nos abrirmos para o mundo e procurarmos entender o outro. Acredito que devemos estar sempre de braços abertos para as pessoas e, mais do que nunca, temos de ajudar quem precisa”, afirmou.

Há outros voluntários atuando na mesma unidade da farmácia, na avenida Borges de Medeiros, no Centro. Um deles é James Nunes Pires, 50 anos, que há três meses exerce as atividades no local. O voluntário está concluindo curso técnico em Enfermagem na Escola Profissional Fundatec.

Para James, que dedica dois dias da semana para a atividade, o voluntariado está sendo muito gratificante. “Esses dois dias são especiais. Estou aprendendo a exercer mais a empatia e isso faz diferença para as pessoas, ainda mais neste momento tão complicado. O trabalho realizado na farmácia é maravilhoso e fazer parte disso é muito satisfatório”, relatou. James também atua na dispensação de medicamentos e na atenção básica aos pacientes.

Até o momento, foram convocadas 18 pessoas para atuação na Farmácia de Medicamentos Especiais. Segundo Cristian Guimarães, diretor de planejamento da SES, há diversos voluntários passando por entrevistas para colaborar em outros locais, como no Hospital Psiquiátrico São Pedro, nos Residenciais Terapêuticos, no Hospital Colônia Itapuã e no Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação.

Como realizar o cadastro

O voluntário deve preencher o formulário de cadastro, que pode ser acessado neste link. Existe uma aba específica para profissionais da saúde e outra para quem atua em outras áreas. Para que o voluntário seja convocado para exercer as atividades, deverá passar por um protocolo, incluindo entrevista. O preenchimento não garante a entrada em exercício.

As atividades que estão sendo executadas dependem da necessidade dos locais específicos em que o voluntário foi lotado, sob supervisão de um responsável. Os voluntários estão sendo convocados conforme a necessidade identificada pelos departamentos e setores da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS