Notícias


Obras na Rua São José do Norte, em Rio Grande, devem ser concluídas nas próximas semanas

A obra nesta rua é uma conquista da comunidade, pois foi eleita como prioridade dentro do Orçamento Participativo e Popular
04/08/2020 Texto e foto: Assessoria de Comunicação PMRG

Drenagem, pavimentação e sinalização. Essas foram as etapas previstas para serem executadas na Rua São José do Norte, no Bairro Humaitá, no município do Rio Grande.

Os trabalhos retomados pela empresa contratada para executá-los tiveram uma vistoria, esta semana, do prefeito Alexandre Lindenmeyer e da secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), arquiteta Andréa dos Santos. Quase 100% desta obra em mais uma via urbana já está concluída, devendo ser, totalmente, entregue à comunidade ainda em agosto.

Para o prefeito, em cerca de três semanas os serviços devem estar concluídos e a rua, “uma importante via dentro do bairro”, vai poder ser entregue à comunidade. A secretária do GPPE recorda que “a obra nesta rua é uma conquista da comunidade, pois foi eleita como prioridade dentro do Orçamento Participativo e Popular (OPP)”.

O projeto orçado em pouco mais de R$ 1,3 milhão foi elaborado pelas engenheiras Do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Barbara Peixe e Suzel Leite, com acompanhamento e fiscalização do engenheiro Orlando Marasciulo Neto e da engenheira Michele Schneider.

A obra atenderá o trecho compreendido entre as ruas Barra de São José do Norte e a Nestor Pedroso, formando uma área total de interferência de, aproximadamente, 7.965 m² de pavimentação em cerca de 1,6 km de extensão.

Conforme explica a secretária do GPPE, a drenagem executada na obra recolherá as águas do bairro e fará com que elas desaguem no Saco da Mangueira. “A rede de drenagem da Rua São José do Norte foi toda executada pela calçada, com tubulação de concreto até as valas existentes das Ruas Júlio Ferreira da Silva e Alameda Uruguai, as quais deságuam no Saco da Mangueira.”

Orientação ambiental

A secretária destaca, ainda, o trabalho ambiental feito pela equipe socioambiental do GPPE com apoio da CAP (Comissão de Acompanhamento de Projeto) junto à comunidade, no que se refere ao tratamento do esgoto doméstico de cada uma das moradias. Ela diz que “a rede recolhe somente as águas pluviais, da chuva, dos pátios das casas e trabalhamos orientando aos moradores, por meio do GPPE, para que essas águas não sejam poluídas e que os esgotos de cada residência sejam tratados.”

Outro fator citado pela secretária é a drenagem no final da Rua São José do Norte, que se liga com a drenagem que vem da Rua Barra de São José do Norte, no trecho 3 da obra, que está prevista para começar a ser executada na próxima semana. Por fim, ela elogiou o envolvimento e a participação extrema da comunidade no monitoramento da obra.

Do ponto de vista técnico, a secretária Andréa dos Santos avalia que a nova Rua São José do Norte, após ter os serviços concluídos, vai propiciar maior fluidez no trânsito dentro do bairro Humaitá e, ao mesmo tempo, ampliará a qualidade de vida dos moradores que nela vivem, pois a obra vai qualificar o saneamento ambiental na região com a diminuição da poluição do Saco da Mangueira.

Outras obras

No entorno da Rua São José do Norte, outras obras são visíveis. É possível destacar a quadra de esportes da EMEF Zenir de Souza Braga, concluída recentemente. Além disso, o GPPE ainda está finalizando a elaboração do projeto de drenagem em ruas da Vila Trevo.

Outra ação do governo municipal e considerada muito importante, conforme a secretária do GPPE, vem por meio da Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF): está em tramitação o processo de regularização fundiária de parte do Bairro Humaitá, desejo antigo e benefício direto daquela comunidade.

MAIS NOTÍCIAS