Notícias


Emergência da Fepam monitorou a chama vista no Polo Petroquímico de Triunfo

O clarão despertou atenção devido à sua dimensão no sábado, dia 1º de agosto
05/08/2020 Ascom Fepam / Edição: Secom - Foto: Divulgação Fepam

A equipe da Emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) segue monitorando o clarão que foi registrado no Polo Petroquímico de Triunfo e chamou a atenção no sábado, dia 1º de agosto.

A chama, que normalmente apresenta menor intensidade, é derivada de um equipamento chamado flare, utilizado como sistema de segurança para queima de gases com origem em processos produtivos.

Na planta da Braskem, o recurso foi acionado para direcionar gases eteno e propeno ao flare, reduzindo a pressão o que, consequentemente, aumentou a força da chama. Apesar da intensidade, o procedimento não traz danos ao meio ambiente.

De acordo com o chefe da Divisão Emergência, Rafael Rodrigues, é importante esclarecer acontecimentos como esse para tranquilizar a população.

“É necessário elucidarmos ocorrências assim, ainda mais quando tem repercussão, pois grande parte das pessoas não tem conhecimento sobre esses processos de segurança”, afirma.

O monitoramento da Fepam seguirá de forma preventiva, a fim de acompanhar o processo de combustão e identificar a causa do problema que ocasionou o acionamento do sistema de segurança.

MAIS NOTÍCIAS