Notícias


Poder Executivo de Camaquã busca abertura do comércio local

Após videoconferência nova reunião do Governo do Estado definirá a abertura ou não do comércio nesta quarta, dia 5
05/08/2020 Texto e foto: Prefeitura de Camaquã

No início da tarde da terça-feira, dia 4 de agosto de 2020, o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, participou de videoconferência com a Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann e o Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, com a participação do Secretário Municipal de Saúde de Camaquã, Fabiano Martins, do Presidente do Consórcio Centro-Sul, Silvio Rafaeli e prefeitos da região Costa Doce e Carbonífera.

Na ocasião da reunião, foi tratado assuntos pertinentes a região em relação às bandeiras de distanciamento social, entre eles a criação da 21º Região Covid, a qual unifica as regiões da Costa Doce e Carbonífera, as quais serão desmembradas das Regiões 9 e 10, que atualmente compõem a Região Metropolitana, ficando a Região 9 formada pelos municípios de Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes, totalizando 403,794 habitantes, com 40 leitos de UTI.

Outro ponto muito debatido, e defendido arduamente pelos prefeitos de Camaquã e Guaiba, foi em relação a abertura do comércio considerado não essencial, assunto que já tinha sido abordado pela manhã com o Governador Eduardo Leite, e segundo o secretário Agostinho, há uma grande possibilidade de abertura na quarta-feira, dia 5, lembrado também pelo secretário que hoje ao final da tarde em nova reunião será definido a abertura ou não. Caso venha a ser impossibilitado, a região fica no aguardo do próximo pronunciamento do governador na quinta-feira, dia 6.

O prefeito de Camaquã está buscando junto ao Estado, a solução de regramento do distanciamento social, para assim poder reabrir o comércio local, atendendo os empresários e a população.

“Dessa forma que estamos é desumano ver as pessoas sentadas na calçada com uma marmitex na mão, uma do lado da outra, pelo amor de Deus, liberem o comércio”, desabafou o prefeito Ivo.

Já a secretária Arita, entendeu o anseio dos prefeitos em abrir o comércio em suas cidades, para assim amenizar um pouco o sofrimento dos empresários.

MAIS NOTÍCIAS