Notícias


Os benefícios de comprar um terreno e construir a própria casa

Conheça todas as vantagens de comprar o próprio terreno para construir a sua casa própria
14/08/2020 Por Gabriela Marques - Foto: Freepik

Quem está pensando em comprar imóveis, certamente já se questionou se a construção de casas não é a melhor opção, pois bem, neste artigo vamos descobrir quais são as vantagens de construir a sua casa, levando em conta fatores como terrenos à venda em Porto Alegre, mão de obra e claro tempo de duração. Caso você já escolhido essa alternativa – a de construir o próprio lar – saiba que os benefícios não são poucos e, certamente, esta é uma das modalidades imobiliárias que mais vale à pena, e não estamos falando apenas pela economia não viu? Mas por poder escolher cada detalhe deste que será o seu novo endereço, confira.


INVESTIMENTO GARANTIDO: Se você está de olho em terrenos à venda, mais especificamente para construir a sua casa nova, saiba que este tipo de investimento é um dos mais seguros que existem porque além de casas, é possível construir outros tipos de edificações no local, como lojas, escritórios, comércios etc., caso você queira negociá-lo ou invés de construir. Comprar um terreno é um investimento certo que traz retorno garantido.


REGIÃO: Os terrenos à venda na região em que você pretende morar, certamente sairão mais baratos do que as casas prontas na área. Construiu o próprio imóvel também traz uma redução de custo significativa para o seu bolso, porque além de estar construindo algo, teoricamente, do zero, você irá morar em uma região que gosta e não precisará pagar por imóveis já prontos que possuem um valor muito maior do que construir a sua própria casa, por exemplo.


DO SEU JEITO: A construção de casas também oferece uma vantagem única que pode fazer toda a diferença, dependendo das suas prioridades. Fazer seu imóvel do início ao fim permite que você escolha cada detalhe, que vai desde os materiais até os acabamentos internos. Desta forma, é possível não apenas optar por itens mais em conta – que caibam no seu orçamento – como entregar 100% do seu gosto pessoal ao local.


ECONOMIA: E já que falamos sobre a escolha dos materiais – no tópico anterior – também é preciso lembrar que terrenos à venda também oferecem esta possibilidade, já que no processo de edificação da sua própria casa, é você que decide tudo – o que pode dar um pouco de trabalho, mas compensa muito, no final das contas -. Assim, fica mais fácil economizar, avaliar a qualidade e organizar os gastos de acordo com o seu orçamento, sem surpresas e sem desgostos. O ponto positivo neste tópico é que através da escolha dos detalhes é possível ir fazendo pequenos ajustes orçamentários, desta forma, você pode gastar menos e ainda procurar pelos melhores preços de cada item.


AUMENTAR O LOCAL: Alguns terrenos à venda podem ser maiores do que você imagina, podendo até entregar a possibilidade expansão de casas que serão construídas nestes locais, e a gente sabe que, por mais que a vontade de fazer um imóvel grande espaçoso é um ideal, também é preciso ser realista na hora de avaliar o orçamento, por isso, sem pressa. Se o momento permite a construção de algo menor, mas oferece a possibilidade de possíveis aumentos no imóvel, não preocupe. Converse com o arquiteto e avalie a possibilidade de idealizar o projeto em 1, 2 ou até 3 etapas para que seja possível ir “acrescentando” ainda mais formas e espaços, conforme o seu dinheiro for permitindo que isso aconteça.


VALORIZAÇÃO: A construção de casas em Porto Alegre, normalmente, oferece uma valorização após a sua finalização, dependendo da região e do tamanho do imóvel, será possível negociá-lo mais tarde obtendo lucros, ou seja, mesmo que demore e mesmo que dê trabalho, ao investir em terrenos à venda para construir a sua própria casa, você nunca sairá perdendo, sempre ganhando.


Gostou deste artigo? Quer saber mais dicas sobre como construir sua própria casa ou até mesmo entender como funciona o financiamento de um imóvel? Então não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

MAIS NOTÍCIAS