Notícias


Jovens do POD lançam clipe para conscientizar comunidades vulneráveis em momento crítico da pandemia

Em razão da pandemia de coronavírus, artistas gravaram áudios separadamente para evitar aglomeração no estúdio
19/08/2020 Texto: Ascom POD / Edição: Secom - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

Produzida a 40 mãos, a música tema da campanha #PODPelaVida foi lançada na segunda-feira, dia 17 de agosto de 2020, no canal do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) no Youtube.

O rap, que trata dos cuidados e da prevenção à Covid-19 em áreas de grande vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Porto Alegre, visa conscientizar as comunidades no momento mais crítico da pandemia.

As imagens e a edição do vídeo são dos jornalistas Maurício Tonetto, consultor do POD, e Jonathan Silva, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Ao todo, 20 jovens dos Centros da Juventude (CJs) Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga, Lomba do Pinheiro, Viamão e Alvorada gravaram o clipe no estúdio do CJ Lomba do Pinheiro, sob a orientação do músico Rafa Rafuagi, que também é consultor do POD. No sábado, dia 22, às 15h, a canção será exibida em uma live na TVE, que contará com a participação de jovens de todos os CJs que integram o POD.

“Foi um trabalho integrado e colaborativo, que respeitou todos os protocolos de segurança. Sem correr riscos, estamos levando informação e conhecimento com ritmo e poesia, dentro da linguagem das periferias”, afirma Rafa Rafuagi.

O lançamento do clipe coincide com a confirmação da campanha #PODPelaVida na final do prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento, entregue pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos que enfrentam com sucesso os impactos da pandemia da Covid-19. O vencedor terá um encontro virtual público com a presidência do BID e receberá cursos com certificação edX (plataforma educacional on-line de Harvard e MIT).

“Essa música e a chegada na final do prêmio demonstram como funciona o POD, um programa tocado com várias forças, de maneira interdisciplinar, em que diferentes setores convergem com o objetivo de diminuir a violência e a mortalidade nos seis territórios dos CJs”, diz a coordenadora-geral do Escritório de Projetos da SJCDH, Carolina Motta Luce.

O diretor de Políticas para a Juventude do Rio Grande do Sul, Álvaro Lottermann, ressalta ainda que “num momento muito adverso, a solidariedade e o trabalho em equipe se impõem e permitem que os CJs não só permaneçam abertos, como tomem a dianteira em suas comunidades e produzam ações e conteúdos com grande impacto nas vidas de centenas de famílias”.

A campanha

Com a chegada da pandemia, os CJs tiveram de interromper suas grades curriculares, cursos e encontros presenciais com os cerca de 3 mil jovens atendidos nas seis estruturas existentes: Porto Alegre (Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro), Alvorada e Viamão.

Os CJs recebem jovens de 15 a 24 anos em situação de grande vulnerabilidade social com atividades de prevenção à violência, formação profissional, cultura, esporte e lazer.

O Núcleo de Comunicação do POD-RS, juntamente com o Escritório de Projetos do POD e o Departamento de Juventude da SJCDH, criou a campanha #PODPelaVida, para mobilizar esses jovens no período da pandemia. Eles passaram a ter um papel ativo e ressignificaram os CJs, tornando os locais referências nas comunidades.

A campanha engaja, desde abril, os jovens com ações efetivas, como arrecadação e entrega de cestas básicas; produção de sabão, sabonete e detergente líquido; confecção de máscaras para doação; preparo e distribuição de refeições; produção de máscaras face shield e tubos de álcool gel, instalação de bancas para troca de alimentos por máscaras e divulgação de informações corretas contra as fake news.

Na segunda fase da campanha, em execução atualmente, houve o aumento da intersetorialidade das ações com os departamentos da SJCDH e a ênfase na disseminação de informações que reforcem a importância da prevenção no momento mais crítico da pandemia.

Clique aqui e veja o clipe ( https://www.youtube.com/watch?v=wnibwBE2dfc )

MAIS NOTÍCIAS