Notícias


Seapen e Verdi Sistemas Construtivos assinam Termo de Recebimento Definitivo da obra da Penitenciária de Sapucaia do Sul

Ato de assinatura aconteceu no gabinete da Seapen
30/08/2020 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

Foi assinado, na tarde da quinta-feira, dia 27 de agosto de 2020, o Termo de Recebimento Definitivo (TRD) entre a Verdi Sistemas Construtivos Ltda e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Força-Tarefa da Secretaria de Obras e Habitação (SOP),  referente à execução de obra de construção da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul (PESS), localizada na rua Leão, 300 (antiga Estrada Municipal de do Parque Zoológico), em Sapucaia do Sul.

"Este momento, oficializa a entrega de um grande empreendimento do sistema prisional gaúcho   e a superação de todas as dificuldades que o processo de uma obra desta natureza impõe. É o ato que formaliza o cumprimento pelas partes de suas obrigações contratuais", disse secretário da Seapen, Cesar Faccioli.

O arquiteto da empresa Verdi, Carlos Alberto Deboni, afirmou, durante o ato de assinatura do TRD, que a obra iniciou em janeiro de 2019 e foi concluída em dezembro do mesmo ano. “Neste ano, trabalhamos nas liberações do habite-se, de álvaras de bombeiros e outras licenças, e, agora, a unidade já está apta para o funcionamento. É uma obra bastante moderna, prática e atualizada e será bastante útil para o sistema prisional e para a sociedade", reiterou.  

A nova unidade tem 600 vagas masculinas no regime fechado. É o terceiro presídio viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis. Pela construção da PESS, a empresa Verdi Sistemas Construtivos Ltda, recebeu, em permuta, o terreno do antigo Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, cujo valor é de R$ 44,3 milhões. A construção chegou a empregar até 200 pessoas.

Devido à necessidade de criação de centrais regionais de triagem, a nova unidade prisional será utilizada como uma Central de Triagem, vinculada à área de competência da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo e do Litoral Norte.

O ato, realizado no Gabinete da Seapen, contou ainda com a presença do Superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.  A inauguração da Penitenciária de Sapucaia do Sul aconteceu na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 11h, com a presença do Governador Eduardo Leite e do Secretário Cesar Faccioli, além de outras autoridades. O acesso de pessoas ao local será limitado, em razão dos protocolos de saúde exigidos diante da pandemia.

MAIS NOTÍCIAS