Notícias


Guia da Fepam para auxiliar órgãos licenciadores tem 220 perguntas cadastradas

Respostas fornecidas por técnicos da Fundação ficam disponíveis de forma on-line para que todos possam ter acesso
22/09/2020 Ascom Sema / Edição: Secom - Foto: Ascom Sema

Ferramenta on-line da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) acessada por municípios que atuam no licenciamento ambiental de atividades considerados de impacto local, o Guia 372 iniciou nova etapa.

Com o objetivo de aproximar órgãos licenciadores municipais, o canal virtual, lançado no início do ano, passou por melhorias e registra números positivos que comprovam a importância da iniciativa.

Em menos de um mês, 118 perguntas foram cadastradas pelos usuários. Outras 108 questões, frequentemente solicitadas aos técnicos via telefone, foram inseridas no sistema, totalizando 226 perguntas cadastradas.

Para o chefe da Divisão de Licenciamento da Fepam, Jorge Augusto Berwanger Filho, as melhorias feitas no canal foram indispensáveis para alcançar esse número. “O Guia 372 tem sido um sucesso. Em menos de um mês, já são 58 usuários aprovados e cadastrados, o que totaliza a adesão de 37 municípios do Estado, um número surpreendente dado o pouco tempo”, afirma.

O Guia 372 foi estruturado no formato perguntas e respostas, fornecendo subsídio para os agentes licenciadores municipais na tomada de decisão durante a análise de processos administrativos de licenciamento ambiental de impacto local. Um dos diferenciais do canal é que as dúvidas e os esclarecimentos fornecidos pelos técnicos da fundação, após validados, ficam disponíveis de forma on-line para que todos os agentes cadastrados tenham acesso.

“O programa foi uma das nossas entregas que refletem claramente a proposta da gestão. Tornar os processos mais claros, menos burocráticos e promover a aproximação entre os municípios licenciadores e os técnicos da Fepam”, afirma a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

Outro ponto de destaque é a forma dinâmica de ordenamento das perguntas: se organizam automaticamente em função da aplicabilidade para os usuários. Ou seja, quanto mais útil for a pergunta de acordo com o feedback após a utilização do canal, mais próxima do topo da lista será apresentada. O projeto está em constante melhoria e as perguntas e respostas são atualizadas continuamente.

MAIS NOTÍCIAS