Notícias


Após cinco meses de quedas consecutivas, Índice de Confiança dos Empresários do Comércio volta a ter alta em setembro

Apesar do avanço, a confiança segue em patamar baixo para termos históricos
23/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Steve Buissinne por Pixabay / Divulgação

Enfim o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-RS) tornou a registrar aumento. A sondagem realizada pela CNC nos últimos dez dias de agosto em Porto Alegre, divulgada em 22 de setembro pela Fecomércio-RS, traz sinais de melhora na percepção dos empresários quanto ao andar da recuperação do setor.

Após cinco meses de quedas marginais consecutivas, o ICEC-RS registrou avanço de 13,6%, aos 83,5 pontos no mês de setembro. A despeito das perdas serem grandes relativamente ao mesmo período do ano passado, a alta traz indícios de uma recuperação nos seus três componentes: Condições Atuais, Expectativas e Níveis de Investimento.

Na avaliação das Condições Atuais (ICAEC), o avanço de 32,3% (49,5 pontos) veio na sequência do pior resultado já registrado nas condições atuais, de forma que mesmo sendo o maior avanço marginal já registrado na série, o indicador permanece muito deprimido.

O avanço nas expectativas (IEEC), por sua vez, fez o índice avançar em patamar otimista, atingindo os 124,9 pontos e com a terceira alta consecutiva na margem (10,0%). Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve um aumento de 9,5% na margem (76,0 pontos).  

"Depois de cinco meses acumulando perdas, o ICEC-RS mostra que a Confiança dos Empresários do Comércio finalmente reagiu, refletindo a percepção dos empresários diante dos avanços no que diz respeito ao funcionamento do varejo não-essencial. Os desafios continuam enormes e exigem do empresário atenção e muito planejamento para tentar minimizar as perdas acumuladas até então. Para que se possa continuar avançando, porém, fechar novamente as portas não é uma opção. Não pode haver retrocessos." comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

MAIS NOTÍCIAS