Notícias


O curso de Introdução ao Cinema Queer está de volta à Casa Digital

As aulas acontecem de 16 de outubro a 27 de novembro através das plataformas digitais
14/10/2020 Assessoria de Comunicação / Liane Strapazzon – Foto: Divulgação

Após o sucesso de sua primeira edição, o curso online de Introdução ao Cinema Queer retorna à Casa Digital ainda mais completo. As aulas, que serão ministradas por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon,  acontecem de 16 de outubro a 27 de novembro através das plataformas digitais da Casa de Teatro de Porto Alegre.

O curso propõe uma análise do cinema queer através de sua história (passado, presente e uma ideia de futuro), as diferentes vertentes estéticas que o atravessam e as singularidades dos artistas que o produzem. Durante as aulas, serão abordados tópicos como a história do cinema queer, atravessamentos políticos, sua relação com diferentes gêneros cinematográficos, suas convenções narrativas, as poéticas de alguns cineastas e o impacto de suas obras.

Filipe Matzembacher e Marcio Reolon são roteiristas e diretores de cinemas, graduados em Produção Audiovisual pela PUC-RS, que sempre construíram narrativas que abordam sexualidade e gênero. Seus dois primeiros longas-metragens foram exibidos em centenas de festivais pelo mundo, recebendo dezenas de prêmios.

Dentre as premiações destinadas a obras queer, destaca-se o Teddy Award de Melhor Longa-Metragem, maior premiação do gênero no mundo, já concedida à realizadores como Gus Van Sant, Pedro Almodóvar, Céline Sciamma e Derek Jarman, e recebido por Tinta Bruta; em 2018. Em 2019 integraram o júri do QueerPalm, do Festival de Cannes.

Maiores informações e inscrições no site www.casadeteatropoa.com.br/product-page/introdução-ao-cinema-queer-com-filipe-matzembacher-e-marcio-reolon-1.

Serviço

O quê: Curso de Introdução ao Cinema Queer, com Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

Quando: De 16 de outubro a 27 de novembro, às sextas-feiras, das 19h às 21h

Onde: Plataforma digital da Casa de Teatro de porto Alegre

Público-alvo: Cinéfilos, profissionais de cinema, estudantes, artistas e público em geral. Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto.

MAIS NOTÍCIAS