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Secretaria da Cultura do Estado do RS lança nova marca do Pró-Cultura

Selo foi desenvolvido pelo Instituto Estadual de Artes Visuais e Ascom da Sedac
22/10/2020 Texto: Ascom Sedac / Edição: Secom - Foto: Divulgação / Sedac

O Pró-cultura – Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – ganhou nova marca. O logotipo foi apresentado durante live da Secretaria da Cultura, com a participação da secretária Beatriz Araujo, do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Airton Ortiz, do diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle, e do diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais, André Venzon. O manual de uso e aplicação da nova marca está disponível para consulta no site do Pró-cultura.  A live ocorreu na segunda-feira, dia 19 de outubro de 2020.

Principal política pública de fomento às artes, à cultura e à economia criativa do governo do Estado, o Pró-Cultura permitiu, em 2020, o investimento de mais de R$ 30 milhões em projetos de todas as regiões do RS.

“O Pró-cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), gera trabalho e renda para todos os fazedores de cultura do RS. O lançamento da nova marca é o fechamento do processo que iniciamos no começo do governo Eduardo Leite e que culminou com a aprovação da nova legislação para o sistema, facilitando o acesso e diversificando as formas de fomento do Pró-Cultura”, afirmou a secretária Beatriz Araujo.

Novo logo

“O novo logo está endereçado a uma prática que se faz a cada dia, constante e próspera, a prática da política cultural democrática, cujo fundamento está nos editais públicos construídos em consonância aos anseios da comunidade cultural, para que todos desfrutem do pleno exercício dos seus direitos culturais. Em grande medida, acreditamos que o cerne desse símbolo, expresso na forma da cuia que nos identifica e diferencia, encarna nossa mão, ação e visão para criar, trabalhar e compartilhar a cultura no Rio Grande do Sul”, explica o diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais, André Venzon, responsável pela concepção da nova marca, juntamente com a assessoria de comunicação da Sedac.

Segundo o diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle, a nova marca celebra um sistema mais moderno e mais próximo das pessoas. “Em 2020, o Pró-Cultura completou 10 anos. O desafio era preparar o sistema para o futuro. Com a nova legislação, os dois mecanismos, o FAC e a LIC, foram potencializados. E, somente este ano, tivemos um volume recorde de operação do FAC, com o investimento de R$ 8 milhões em oito meses, algo que nunca havia acontecido”, comemora.

Sistema Pró-cultura

Instituído pela Lei 13.490, de 21 de julho de 2010, o Pró-cultura investe por meio de incentivo fiscal aos contribuintes de ICMS, que está em funcionamento desde 1996, e também com recursos diretos do Fundo de Apoio à Cultura. Em 2020, o sistema passou por uma profunda reformulação, tornando o seu funcionamento mais moderno, ágil, transparente e desburocratizado.

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