Notícias


“Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é o cartão postal da tradição gaúcha”, diz Deputado Paparico Bacchi

A cerimônia virtual contou com a presença do sota capataz Evandro Alves Maciel
06/11/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Antonio Grzybowski

“O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é o cartão postal da tradição gaúcha”. A afirmação é do deputado Paparico Bacchi (PL), autor da lei que inclui uma das maiores festas campeiras da América Latina no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.

A proposta do líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa foi sancionada na quarta-feira, dia 4 de novembro, pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A cerimônia virtual contou com a presença do sota capataz Evandro Alves Maciel, que representou o patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Elvio Guagnini Rossi.

Em seu pronunciamento, Paparico Bacchi reiterou sua admiração pela cultura do Rio Grande do Sul e reconheceu a importância do “rodeio de Vacaria” para a manutenção dos hábitos e costumes do povo gaúcho.

Historiador, vice-presidente da Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha o parlamentar destacou ainda os diversos elementos tornam o Rodeio de Vacaria um dos maiores espetáculos da Terra, fortalece a economia e valoriza a cultura regional.    

“Esta é, sem dúvida, a maior festa tradicionalista da América Latina e que conta com a presença de milhares de turistas, tradicionalista ou não, a cada dois anos. Este evento é considerado como a ‘Copa do Mundo dos Rodeios’ e a 34ª edição merece estar no calendário oficial de eventos do nosso Estado”, ressaltou Paparico Bacchi.

Sobre o Rodeio Crioulo Internacional  

O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi criado no ano de 1958 em comemoração ao terceiro aniversário do CTG Porteira do Rio Grande. Mais de 300 mil pessoas são aguardadas na 34ª edição, marcada para ocorrer entre os dias 29 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022.

Toda a programação é realizada no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, conhecido como o “Parque da Ferradura”, local por onde desfilam nomes expressivos da cultura regional e os chamados “grandes campeões de Vacaria”.

MAIS NOTÍCIAS