Notícias


Ministério Público denúncia Vereador, Presidente de Associação e outras dez taxistas por homicídio de motorista de aplicativo, em Caçapava do Sul

Alguns dos suspeitos já estão no Presídio Estadual
09/10/2019 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação

O Ministério Público apresentou, na terça-feira, dia 8 de outubro de 2019, denúncia por tentativa de homicídio duplamente qualificado por dolo eventual contra Vereador de Caçapava do Sul, o Presidente da Associação dos Taxistas da cidade, e os outros dez taxistas. 

Conforme as investigações, eles tentaram matar, por motivo torpe e mediante emboscada, o motorista de aplicativo Oilson R. G. A., somente não se consumando o crime por circunstâncias alheias às suas vontades. 

Eles também são denunciados por associação criminosa. Quatro já estão presos no Presídio Estadual de Caçapava do Sul.

CRIME PREMEDITADO

De acordo com a denúncia, assinada pelo promotor Diogo Taborda, o ataque a Oilson foi previamente organizado em diversas reuniões ocorridas no ponto de táxi da rodoviária. O vereador foi quem dirigiu a atividade dos demais. Foi ele quem tomou a iniciativa de executar, naquele momento, a emboscada planejada contra a vítima.

No dia 11 de setembro deste ano, às 20h20, em um estacionamento de Caçapava do Sul, Oilson foi ao local para apanhar um passageiro. Menos de um minuto depois, chegam os suspeitos em um táxi. 

A câmera de vigilância do estacionamento aparecem colocando máscaras no rosto. Dois deles ingressaram a pé no local e também aparecem nas imagens cobrindo o rosto. Segundos depois, chega outro veículo que estaciona atrás do táxi. 

ATAQUE EM CONJUNTO

Parte dos denunciados ficou na entrada da garagem para impedir que a vítima pudesse fugir do local, enquanto que o Vereador e o seu filho foram os primeiros a abordar Oilson. 

Por volta das 20h21, o vereador deu uma gravata no pescoço dele e o retirou de dentro do veículo, enquanto que os demais denunciados cercaram o carro. Em seguida, o vereador deu um chute na cabeça da vítima, e todos os outros passaram a agredi-la com chutes e socos, já com ela caída ao chão.

Um minuto depois, às 20h22min, os denunciados começaram a sair do local, pois o responsável pela garagem gritou para que parassem e que iria chamar a Brigada Militar. 

Em virtude de um chute na nuca, Oilson desmaiou e voltou a si por volta de 15 minutos depois, quando o Samu chegou ao local. O motorista de aplicativo só não faleceu porque recebeu atendimento médico eficaz. Mesmo após a agressão, Oilson continuou sendo ameaçado pelos taxistas.

O Ministério Público entendeu que o crime ocorreu por motivo torpe, visto que os denunciados, na condição de taxistas, objetivavam intimidar, ameaçar e impedir que o serviço de Uber fosse prestado na cidade. Também agiram de emboscada, pois organizavam havia dias a estratégia. 

MAIS NOTÍCIAS