Notícias


MP cumpre mandados de busca e apreensão em operação que apura irregularidades nas eleições em Viamão

Esposa de candidato exigia que os funcionários apoiassem a candidatura, por meio de panfletagem e coleta de dados dos usuários
18/12/2020 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria Eleitoral de Viamão (59ª Zona), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, a Operação Fica a Dica, cumprindo dois mandados de busca e apreensão em investigação que apura a prática de corrupção eleitoral e abuso de poder por parte de um candidato a vereador nas eleições municipais.

Conforme a investigação conduzida pela promotora de Justiça Eleitoral Márcia Regina Nunes Villanova, o candidato a vereador, eleito suplente, estaria se valendo do cargo público de sua companheira, coordenadora de um serviço de saúde, para exigir que os funcionários da unidade apoiassem a candidatura, por meio de panfletagem e coleta de dados dos usuários, sob pena de perda da função.

Foram apreendidos, em cumprimento aos mandados expedidos pela Justiça Eleitoral – 59ª Zona de Viamão, celulares, computadores, documentos e anotações, além de uma grande quantidade de medicamentos sem indicação de procedência no carro da investigada. O material será periciado pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp).

A Operação Fica a Dica, uma alusão ao termo utilizado pela funcionaria pública para coagir os agentes de saúde a trabalharem para a campanha do candidato, contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, Polícia Civil e Brigada Militar, através da Força Tática do 18º Batalhão de Polícia Militar, de Viamão.

MAIS NOTÍCIAS