Notícias


Grupo que acompanha a implantação do 5G no Brasil define roteiro de trabalho

23/12/2020 Agência Câmara de Notícias – Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Nova tecnologia promete conexões mais rápidas e estáveis

O grupo de trabalho destinado a acompanhar os impactos da implantação da tecnologia 5G no Brasil vai se reunir hoje por videconferência às 14 horas para apresentar o plano de trabalho do colegiado.

O grupo, criado no início do mês, é coordenado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB – AC).  Entre os objetivos do colegiado, está propor medidas para o aperfeiçoamento da legislação relacionada aos serviços de telecomunicações.

Vantagens do 5G

A tecnologia 5G é o grande investimento da indústria de telecomunicações na transmissão de dados de internet por celular. A promessa é de uma velocidade muito maior, conexões mais estáveis e a possibilidade de mais acessos simultâneos sem perda da qualidade.

Com a utilização de faixas de radiofrequência, a ideia é aumentar a estrutura da banda larga fixa que vai permitir melhor conexão de internet em estradas, pequenas cidades e locais de pouco interesse comercial. Os benefícios iriam além do celular: carros, eletrodomésticos e câmeras de segurança com acesso à internet poderiam ser conectados mais facilmente.

O leilão para a concessão do serviço 5G no Brasil foi adiado por causa da pandemia do coronavírus e deve ocorrer no fim do primeiro semestre de 2021. Estima-se que a arrecadação do leilão chegue a R$ 20 bilhões.

MAIS NOTÍCIAS