Notícias


Prefeita de Pelotas sanciona lei que garante pêssego da região na merenda escolar

= Ideia é divulgar e estimular o consumo do pêssego e seus derivados junto à comunidade
17/10/2019 Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Foto: ExplorerBob from Pixabay / Divulgação

Na quarta-feira, dia 16 de outubro de 2019, a Prefeita Paula Mascarenhas sancionou a Lei 6.738/2019, de autoria do Vereador José Paulo Benemann (PSDB), que altera a redação do art. 1º da Lei 5.320 de 2007, referente à inclusão do pêssego na merenda escolar das creches e escolas do Município.

Conforme a nova legislação, o texto passa a ser o seguinte: “as creches e escolas municipais de Pelotas devem incluir o pêssego e seus derivados na merenda escolar, preferencialmente processado no município ou região.”

Até então, o pêssego e seus derivados utilizados na alimentação da rede de ensino municipal poderiam vir de qualquer cidade do Estado, desde que atendessem às normas exigidas no processo licitatório da Prefeitura e dos órgãos agropecuários competentes. Agora, devem ser usados, preferencialmente, produtos de Pelotas e região, o que, para a prefeita, incentiva os produtores locais, trazendo ganhos à economia da zona sul.  

“O exemplo de Pelotas vai estimular outros municípios a fazerem o mesmo, adotando o pêssego na merenda escolar e motivando a produção. A nossa região sabe produzir com qualidade, agora é trabalhar para incentivar o consumo dentre a comunidade, o que beneficiará a todos”, disse Paula.

Segundo o vereador Benemann, autor da lei assinada nesta quarta, Pelotas e região produzem mais de 95% do pêssego utilizado na fabricação de compotas. “Sempre lutei pelos agricultores e pelas indústrias da cidade. Hoje contamos com 11 indústrias, todas gerando emprego e renda para muitos pelotenses. Inserir o pêssego em calda da região na merenda será uma forma de garantir que as crianças tenham acesso à fruta durante todo o ano”, reforçou.

Para o produtor e presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann, a iniciativa é positiva e, além de impulsionar a economia, vai ajudar a divulgar o produto da região para o Estado.

“Queremos que as crianças tenham acesso ao pêssego em compota e demais itens produzidos a partir da fruta. Elas são os consumidores do futuro e precisam conhecer, ter o hábito de comer para que a indústria não se perca”, frisou o presidente.

Produção

Anualmente, Pelotas e região produzem cerca de 60 mil toneladas de pêssego, concentrando 97% da produção estadual. Deste total, 83,3% - o que equivale a 50 mil toneladas - são utilizados pela indústria na produção de compotas e sucos.

A Região Sul do RS é a única que apresenta indústria beneficiadora do fruto, com produção de 65 mil latas/mês. Dados da Embrapa indicam ainda que o Rio Grande do Sul lidera a produção da fruta no país, com uma área de 13 mil hectares de pomares. Os gaúchos têm a maior representação do mercado nacional, com 40% do total.  

Pêssego no Estado

No dia 8 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei do deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), que inclui o pêssego e seus derivados na merenda das escolas do Estado.

Conforme projeção do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), a inclusão do pêssego na merenda escolar do Estado poderá resultar em um aumento de 7% na produção e geração de empregos, sem contar os impactos positivos na economia.

Presenças

Acompanharam a assinatura da lei o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; o presidente da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, Valdemar Vahl; o presidente do Sindicato das Indústrias de Conservas da Região Sul, Paulo Afonso Crochemore; o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck; e representantes da Emater e das indústrias locais.  

A fruta

De acordo com o Ministério da Saúde, com baixo teor calórico, o pêssego é rico em fibras e contém minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas. A fruta é fonte de beta caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares como degeneração macular e catarata.

Suas vitaminas C e E têm importante ação antioxidante e contribuem para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo, prevenindo infecções. Entre seus minerais mais abundantes, o potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e contrações musculares.

MAIS NOTÍCIAS