Notícias


‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo é adiado devido à greve, em Pelotas

Desde o dia 7 de outubro, unidades de saúde aplicam a vacina contra o sarampo, como parte da Campanha Nacional de Vacinação
18/10/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos – Foto: Angelo Esslinger por Pixabay / Divulgação

Devido à greve dos servidores – interrompida na quinta-feira, dia 17 de outubro, o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo, marcado para sábado, dia 19 de outubro, precisou ser adiado e vai ganhar nova data, tendo em vista a redução temporária de profissionais, o que impediu a organização da ação de forma efetiva.

O sábado marcaria a primeira etapa da Campanha Nacional de imunização, iniciada no dia 7 de outubro em Pelotas, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades começaram a aplicação das vacinas.  

Nesta fase, está prevista a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário vacinal. A vacinação deste grupo vai até o dia 25 de outubro.

Com a suspensão da greve nesta quinta, todas as UBSs e o Centro de Especialidades estão aplicando a vacina. Já a segunda etapa da iniciativa, vai de 18 a 30 de novembro e pretende vacinar jovens de 20 a 29 anos que ainda não tomaram a vacina do sarampo. Para esta faixa etária, o ‘Dia D’ deve ocorrer em 30 de novembro.

Entenda

A Campanha atual é destinada a pessoas que não comprovarem nenhuma dose da vacina ou que ainda estejam com esquema incompleto de vacinação. O objetivo é interromper a circulação do vírus e controlar a doença no país.

A meta é imunizar 95% desse público, sendo que crianças e jovens que já tiverem as duas doses preconizadas pelo Ministério da Saúde, não precisam ser novamente imunizadas.

Andamento

Até o momento, a procura tem sido baixa nas UBSs que estão aplicando a vacina. Conforme a enfermeira Gabriela Rosinha, da unidade do Fátima, a maioria dos usuários incluídos no público-alvo da campanha e referenciados ao posto já receberam as duas doses do imunobiológico.

“Grande parte das vacinas que estamos aplicando são em crianças de fora do bairro”, explica a profissional, destacando a importância dos pais e responsáveis levarem os filhos.

Já o movimento no Centro de Especialidades é um pouco maior. “O local já é uma referência para a comunidade. Independente do tempo chuvoso, a população vem e é atendida”, diz a enfermeira responsável pela Sala de Vacinas do espaço, Fátima Soares. Destaca-se que tanto o Centro quanto as UBSs também aplicam as demais vacinas que integram o calendário de vacinação.  

O sarampo no Brasil

Até o dia 16 de outubro, mais de 8,1 mil casos de sarampo haviam sido confirmados no país, a maioria em São Paulo. Ao todo, já foram registrados no mínimo 13 óbitos por sarampo, sendo 12 no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

No Rio Grande do Sul, 15 casos da doença estão confirmados. As ocorrências foram identificadas em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Dois Irmãos e Ijuí.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente, aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

MAIS NOTÍCIAS