Notícias


Comissão de Educação da Assembleia Legislativa discute sobre o fechamento de escolas em Palmeira das Missões

Escola Dr Paulo Westphalen tem 90 alunos, mas a Seduc já zerou no sistema as matrículas
13/01/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Marta Resing

Após os relatos da comunidade escolar, dos parlamentares da cidade e do 40º Núcleo do CPERS, além da solicitação de audiência com a Seduc para apresentar documentos elaborados pela Comissão Municipal de Educação de Palmeira das Missões, das duas escolas e os abaixo-assinados pela permanência das mesmas, a deputada Sofia Cavedon (PT) informa que outras medidas também serão realizadas como manifestação ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado; reunião dos vereadores com o prefeito e secretária de Educação; reunião das direções com a comunidade, e, início de fevereiro a Comissão de Educação da ALRS realizará uma audiência pública.

A deputada lembrou ainda que a prática vem se desenvolvendo no Estado, com o governo Leite fechando escolas, como os casos da Escola Rio Grande do Sul em Porto Alegre e a Escola Estadual Amantino Vieira Hoffmann de André da Rocha, que está sendo municipalizada.

Sofia destaca que a Escola Dr Paulo Westphalen que tem 90 alunos, mas a Seduc já zerou no sistema as matrículas, é localizada no Bairro Seis de Maio, local de extrema carência que, com o fechamento da escola, ficará apenas com um equipamento público, o presídio. "A escola é referência pra comunidade, pois é uma escola aberta à comunidade que funciona nos finais de semana.

Na Carimela Bastos, que tem 100 alunos no ensino fundamental, conforme relatou a diretora, prof Nara Ferronato, só ficou sabendo do fechamento da sua escola quando o atual prefeito, após ser eleito deu uma entrevista e disse que o patrimônio da escola está indo para o município onde outras atividades poderão ser desenvolvidas como as assistenciasi. "Nunca nossa direção foi chamada para alguma reunião sobre o assunto", frisou a professora. Na escola o EJA foi fechado.

A presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, orientou várias ações para reforçar o movimento destacando que o 40º Núcleo do CPERS está atuando ao lado das comunidades e dos parlamentares, que num esforço conjunto lutam para reverter o fechamento das duas instituições na cidade.

O documento para a Seduc é assinado pela deputada Sofia Cavedon (PT), deputado Issur Kock (PP) vice-presidente da Comissão, deputado Luiz Marenco (PDT) e Cpers.

Participaram da audiência deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação Da ALRS; assessoria dos deputados Issur Kock (PP) e Luiz Marenco (PDT); Sidinei Oliveira, vereador PDT; Karin Uchôa/PP, vereadora presidente da Comissão de Educação; Davi Piovesan/PT, vereador relator da Comissão de Educação ; Joel Oliveira, diretor do 40° Núcleo CPERS; Candida Rossetto, secretária geral CPERS/Central; Helenir Aguiar Schürer, presidente do Cpers; Rosa Mosna e Lucia Camini do Conselho Estadual de Educação (CEEd); Diretora Escola Dr Paulo Westphalen, Prof Sineida Ritterbuch dos Santos; Diretora da Escola Carimela Bastos, Nara Ferronato.

MAIS NOTÍCIAS