Notícias


Projeto Pinípedes do Sul reúne projetos socioambientais em Encontro de Educação Ambiental Costeira e Marinha

20/10/2019 Texto e foto: Coordenadora de comunicação do Projeto Pinípedes do Sul
Anterior Próximo

Na quinta-feira e na sexta-feira, dias 17 e 18 de outubro de 2019, a equipe do Projeto Pinípedes do Sul, patrocinado pela Petrobras, realizou o Encontro de Educação Ambiental Costeira e Marinha com representantes de 16 projetos socioambientais na sede do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA).

O evento foi pautado na metodologia de educação ambiental do NEMA, Ondas que te quero mar, que agrega as ciências do ambiente, atividades psicofísicas e artísticas. Para trabalhar a metodologia, a ministrante do curso, Alice Monteiro realizou dinâmicas no intuito de abordar as vivências dos educadores que participaram do Encontro.

De acordo com a ministrante do curso, Alice Monteiro “O Encontro foi subdividido nas três vertentes da metodologia Ondas que te quero mar. As ciências do ambiente foram trabalhadas por meio da visão sistêmica das relações, as atividades psicofísicas voltadas ao corpo, ao autoconhecimento, corporeidades e emoções, e a arte, como um experiência que envolve o encantamento, a geração de conhecimento e a expressão. Com esse trabalho, foram realizadas vivências para que os participantes efetuassem trocas de experiências entre as instituições e compreendessem a metodologia de forma prática. Além disso, para que se sentissem cativados a aplicar a metodologia futuramente com os estudantes, pescadores e demais públicos-alvo que atuam”.

Segundo a técnica de educação ambiental do Projeto Pinípedes do Sul, Kamila Debian “O evento foi uma imersão na metodologia Ondas com olhares voltados a experiências diferentes como o canto e o trabalho com lãs. A oportunidade proporcionou a troca de ideias entre projetos de conservação de outros lugares do país e novas inspirações para futuros trabalhos”.

A metodologia Ondas que te quero Mar

Utilizada com cerca de 3000 mil estudantes durante dois anos do Projeto Pinípedes do Sul, a metodologia Ondas que te quero mar foi elaborada pelos pesquisadores do NEMA: Carla Crivellaro, Ramiro Neto e Rita Patta Rache e é direcionada a comunidades de regiões costeiras.

As atividades pensadas com a metodologia são realizadas de forma multidisciplinar, Ondas prevê a abordagem das ciências do ambiente por meio da disseminação de conhecimentos da biologia, ecologia, geologia, história, geografia e antropologia. Assim como, da educação psicofísica com práticas de ampliação da sensibilidade, estreitamento de laços e afloração de potencialidades.

E por fim, atividades artísticas desenvolvidas como formas de conhecimento e de compreender o mundo, com uma visão mais poética trabalhada junto aos conceitos de criação e inovação.

Atividades e metodologias dos participantes

Para a educadora ambiental do Projeto Albatroz, Thaís Lopes “Me identifiquei com a metodologia apresentada pois ela é similar à que eu utilizo, o Método Oca, que também compreende a relevância do educador nesse processo de se conectar com seu corpo e ter um entendimento mais humano e realístico dos cenários e indivíduos. Acredito que esta experiência enriqueceu meus conhecimentos e que poderia implementar algumas atividades sugeridas, principalmente, sobre arte com as crianças da primeira infância e capacitar a equipe de educação ambiental do Albatroz com as práticas e atividades da metodologia apresentadas no evento”.

Já o técnico de educação ambiental do Projeto Coral Vivo, Bruno Bauer “Acredito que esta experiência foi muito proveitosa pelo aprendizado, as vivências e a compreensão das vertentes da metodologia. Penso que o método poderá ser utilizado nas atividades de educação ambiental realizadas com estudantes e turistas que visitam o Aquário Recifal do Coral Vivo, na Bahia, local onde atuo”.

O evento reuniu representantes dos Projetos Tamar, Baleia Jubarte, Albatroz, Coral Vivo, Uçá, Toninhas, Lontra, Ilhas do Rio, Meros do Brasil, Golfinho Rotador, Botos da Lagoa dos Patos e Lixo Marinho - FURG. Assim como participantes de instituições, entre elas: KAOSA, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) e Centro de Recuperação de Animais Marinhos - FURG.

Sobre o Projeto:

O Pinípedes do Sul, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, objetiva reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes - o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos - e de tartarugas marinhas no sul do Brasil.

Além disso, o projeto visa aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação onde há grande concentração desses animais – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS) - e desenvolver atividades de educação ambiental voltadas para comunidades pesqueiras.




MAIS NOTÍCIAS