Notícias


Governo Federal fecha parceria com museu de ciências de Israel

Memorando de entendimento com o Carasso Science Park prevê cooperação em projetos, intercâmbios e apoio na instalação de um museu semelhante no Brasil
08/02/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Foto: Governo de Israel

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Carasso Science Park, um museu de ciências em Israel, firmaram um memorando de entendimento para a cooperação na execução de projetos, programas, pesquisas e intercâmbios em áreas de interesse comum.

Durante a cerimônia virtual de assinatura do memorando, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou que a colaboração conjunta permitirá a formação de jovens e professores no ensino de ciências, além da instalação no Brasil de um museu interativo semelhante ao Carasso. “Isso é um passo muito importante para que a gente possa preparar as novas gerações e compartilhar ciência e pesquisa entre os dois países.”

Entre as possibilidades de cooperação, o memorando de entendimento estabelece: identificar oportunidades de educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática; compartilhar experiências e competências sobre modelos de administração e financiamento de museus; promover intercâmbios e capacitação profissional; e facilitar a cooperação e colaboração técnico-científica em pesquisa entre o Carasso Science Park e as instituições vinculadas ao MCTI, incluindo o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

O diretor do Carasso Science Park, Netzach Farbiash, disse que o museu foi inaugurado há apenas sete anos, mas já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e produziu centenas de programas. “Quando olhamos para os nossos jovens, vemos a face de futuros cientistas e líderes. Ficaremos muito felizes em ver esse movimento cruzar o oceano e se desenvolver no Brasil. Posso imaginar grandes colaborações quando os dois países começarem a trabalhar juntos.”

Museu

O Carasso Science Park, inaugurado em 2013, foi projetado para promover os líderes de ciência e tecnologia do amanhã, servindo como uma instituição educacional e cultural líder no sul de Israel. O museu interativo conta com uma série de programas inovadores, com instalações completas e experiência prática, onde os visitantes podem saciar a curiosidade e estimular a criatividade.

MAIS NOTÍCIAS