Notícias


Espaço Livre Biguá promove Seminário de Arte e Educação nos dias 8 e 9 de março

As inscrições são gratuitas
24/02/2021 Assessoria de Imprensa / Sandra Alencar – Foto: Divulgação

O Ponto de Cultura Biguá - Espaço Livre abre inscrições para o 1º Seminário de Arte e Educação – Sensibilidade e Outras Abordagens.

O Seminário online será realizado nos dias 8 e 9 de março, pela página do facebook Lei Aldir Blanc- Guaíba\RS e no canal do You Tube do Ponto de Cultura Biguá, sendo direcionado a professores, artistas pesquisadores e estudantes de pedagogia e artes em geral.

Evento contemplado pelo EDITAL ESPAÇOS VIVOS NO ÂMBITO DAS AÇÕES DE SOCORRO AO SETOR CULTURAL - LEI ALDIR BLANC \ Prefeitura Municipal de Guaíba.

As inscrições para quem deseja receber o certificado devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUTSUJgZ-lgVlwfKNnF0fK4DiusaGL7PvVdCdkypBz9LkEDQ/viewform

TEMÁTICA:

O tema Sensibilidade e Outras Abordagens propõe uma reflexão sobre os desafios e as alternativas da utilização da arte na prática pedagógica, inclusive em tempos de ensino remoto.

O evento tem o objetivo de trazer em debate a relação da arte com outras áreas do conhecimento promovendo diálogos criativos entre teatro, literatura, dança, música, cinema e artes plásticas a partir das experiências e dos saberes desenvolvidos nas salas de aula.

Quais as abordagens possíveis para um desenvolvimento efetivo através de uma prática intercultural no processo interdisciplinar?

Buscando aprofundar essas questões, a programação contará com reconhecidos profissionais da área da arte-educação que compartilharão suas experiências e questionamentos através de palestras mediadas e abertas à participação popular.

SERVIÇO:

O QUÊ: 1º Seminário de Arte e Educação – Sensibilidade e Outras Abordagens

INSCRIÇÕES GRATUITAS: até 7 de março

DATA DO SEMINÁRIO: 08 e 09 de março de 2021

HORÁRIO: 20h

PLATAFORMA:  Página do facebook da Lei Aldir Blanc- Guaiba\RS e canal do YouTube do Espaço Livre Biguá – Ponto de Cultura

https://www.facebook.com/leialdirblanc

https://www.youtube.com/channel/UC-fiOS9t8ERDFa1f4o7Lp7w

INFORMAÇÕES: e-mail- espacolivrebigua@gmail.com

WhatsApp - 981962869

REALIZAÇÃO: Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc - EDITAL ESPAÇOS VIVOS NO ÂMBITO DAS AÇÕES DE SOCORRO AO SETOR CULTURAL - ART. 2 , INCISO II  DA LEI 14.017/2020. Prefeitura Municipal de Guaíba.

Educadores e Artistas Convidados:

Gabriel Junqueira Filho

Pedagogo, Mestre e Doutor pela PUC\SP. Professor Titular da FACED-UFRGS\ área da Educação Infantil. Coordenador Acadêmico do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Dulcimarta Lemos Lino

Fundadora do Espaço de Criação Musical, escola de música, criado, em 1993, para experimentar a poética do barulhar e compor com as crianças. Coordenadora do Programa de Extensão PIÁ:- concertos e oficinas musicais, grupo que se dedica a realizar concertos e oficinas em territórios educativos Doutora e mestre em Educação pela UFRGS.

Heloísa de Melo

Licenciada em Artes Visuais pela ULBRA. Atua na rede municipal de Porto Alegre, desde 2015, onde participou de projetos pedagógicos coletivos, e na rede estadual, desde 2009, em Guaíba, na escola Moura e Cunha, onde desenvolve práticas e dinâmicas em arte educação inspiradas no conceito de mediação cultural. Participou do curso de extensão de Ensino de Artes visuais no Ensino Médio, no qual desenvolveu pesquisa sobre performance e corporeidade com base nos estudos sobre art/ografia.

Renato Lacerda Isquierdo

Formado em Letras pela ULBRA, especialista em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica pela PUCRS. Professor no Colégio Estadual Augusto Meyer e na Escola de Ensino Municipal Evaristo da Veiga\Guaíba. Autor das obras As Aves Solitárias da Poesia e O Velho e a Bola.

Leonardo Bizarro

Professor da rede municipal de Guaíba, Ensino Fundamental I e II – séries iniciais e finais, Formação em Teatro/Licenciatura pela UFRGS. Na sua formação complementar, estão entre outros cursos, Educação Musical no Ensino Fundamental e Médio- IFE\ Porto Alegre; O Palhaço - O Sentido Cômico do Corpo –Lume /SP e Composição Cênica, com Luiz Arthur Nunes\ RJ.

Perla Santos

Graduada em Licenciatura em dança e mestranda PPGEDU\UFRGS. Professora da rede municipal de Porto Alegre há nove anos. Fundadora e coordenadora do movimento Meninas Crespas da Restinga. Pesquisadora das danças e história negra.  Em 2019 foi considerada, pela marca Boticário, uma das cinco mulheres que fazem a diferença no Brasil.

MAIS NOTÍCIAS