Notícias


Número de empresas credenciadas para licitações do Estado cresce 32% em 2020

Vinculada à SPGG, Celic é referência nacional na centralização de compras para a administração direta, autarquias e fundações
25/02/2021 Ascom SPGG / Edição: Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

No ano em que a pandemia do novo coronavírus provocou mudanças profundas nas rotinas, o número de empresas credenciadas a participar de processos de licitação do governo estadual registrou crescimento de 32% em 2020 na comparação com o período anterior.

O trabalho organizado pela Subsecretaria Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), registrou 2.604 credenciamentos de fornecedores em 2020, ante 1.961 de todo o ano de 2019 e 2.034 de 2018.

Uma das justificativas apontadas pelo Departamento de Gestão de Contratos e pela Assessoria Técnica da Celic para o aumento nos credenciamentos foi a criação de um novo procedimento para envio da documentação.

Antes restrito à entrega física ou por correspondência, a partir de março os encaminhamentos puderam ser realizados por via eletrônica. A credibilidade do governo estadual junto aos fornecedores, que no período de pandemia manteve o fluxo de compras, bem como aumentou as aquisições de insumos e itens de saúde, também sustentou a alta.

"Modernizar processos é uma das nossas metas para tornar as entregas do governo aos cidadãos mais efetivas. Em um ano como 2020, em que a pandemia modificou nossas vidas, mais do que nunca era necessário que a administração pública se mostrasse efetiva e eficiente. O resultado obtido pela Celic é uma prova de que estamos no caminho certo", ressalta o titular da SPGG, Claudio Gastal.

Como funciona

Para realizar ofertas nos processos licitatórios promovidos pelo governo estadual é obrigatório um cadastro prévio, em que as empresas ou pessoas físicas apresentam uma série de documentos. Se aprovado, o credenciamento é válido por um ano, sendo que após esse período o interessado pode renovar o cadastro de forma virtual.

Com o credenciamento, o fornecedor passa a receber informações sobre os certames em que está apto a participar, o que possibilita maior disputa nos processos licitatórios. A tendência é que o movimento de alta se amplie com a implantação, até o final de 2021, do Portal do Fornecedor do Estado, que visa tornar a comunicação entre a Celic e os fornecedores totalmente on-line.

“O aumento significativo da procura de licitantes mostra o quanto o nicho das compras públicas ainda é atrativo para o mercado, em especial por se tratar de um período de emergência, no qual a administração atuou com prontidão na entrega efetiva das necessidades. Além disso, as inovações que facilitaram o contato digital aproximaram os interessados de forma mais rápida, mantendo a transparência necessária nos trabalhos das equipes”, destaca a subsecretária da Celic, Marina Dacroce.

Celic

Vinculada à SPGG, a Celic é referência nacional na centralização das compras tanto da administração direta, como de autarquias e fundações. A subsecretaria é responsável também por administrar o Cadastro de Fornecedores do Estado e o credenciamento eletrônico de fornecedores.

Credenciamentos a cada ano:

2015 1.692
2016 1.944
2017 1.711
2018 2.034
2019 1.961
2020 2.604

MAIS NOTÍCIAS