Notícias


Secretaria da Cultura do RS lança o programa "Revelando o Rio Grande", para preparar profissionais em audiovisual

O projeto de formação totalizará 500 dias de atividades gratuitas nos próximos dois anos
04/03/2021 Ascom Sedac / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Com a missão de capacitar profissionais nos vários segmentos do setor audiovisual, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), lançou o “Revelando o Rio Grande”.

O projeto de formação totalizará 500 dias de atividades gratuitas nos próximos dois anos. A realização se dará com recursos de emenda parlamentar de R$ 250 mil e será executada por meio de convênio com a Secretaria Especial da Cultura, do governo federal.

A live de lançamento, realizada pela fanpage da Sedac (Facebook/rs.sedac) na tarde da segunda-feira (1º/3), contou com a presença da secretária de Cultura, Beatriz Araujo, do diretor do Iecine, Zeca Brito, da deputada federal Liziane Bayer – autora da emenda que garantiu os recursos –, da deputada estadual Franciane Bayer e da pesquisadora e professora Fatimarlei Lunardelli, que será a ministrante do primeiro curso do projeto.

Diversidade de assuntos e ampla procura

Durante a live, os convidados contaram sobre como foi o processo de planejamento e desenvolvimento para que o Revelando o Rio Grande pudesse sair do papel. Também falaram sobre o formato das oficinas e os segmentos que serão abordados.

Os cursos pretendem abranger a grande diversidade existente dentro do audiovisual, trabalhando áreas como produção cultural, direção de fotografia, interpretação, desenho de som, roteiro audiovisual, montagem cinematográfica, direção de arte, trilha sonora, maquiagem, eletricista e maquinista para cinema, entre outras.

A primeira oficina do projeto esgotou as inscrições duas horas após a abertura. "Tenho certeza que muitos iniciantes terão seu primeiro contato com o audiovisual. E o melhor: por meio de oficinas gratuitas. Para mim, que comecei a atuar na área na década de 1980, esse programa é motivo de muito orgulho”, disse Fatimarlei Lunardelli.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, reconheceu o entusiasmo e o trabalho do diretor Zeca Brito à frente do Iecine, destacou que 4% do PIB gaúcho é oriundo da economia criativa e disse da satisfação de fazer parte do lançamento do programa.

“É uma alegria compartilhar essa live com mulheres tão brilhantes. Fico muito feliz e entusiasmada como gestora pública. Sabemos que, para uma emenda parlamentar chegar aonde chega, exige concentração e empenho de muitos articuladores. Por isso, meu especial agradecimento à deputada Liziane Bayer. E reafirmo, com orgulho, que este governo [do Estado] é um dos que mais tem investido em cultura nos últimos anos. Me deixa muito feliz notar que os nossos deputados têm percebido esse entusiasmo e apostado no fomento à cultura.”

Beatriz Araujo anunciou ainda que a turma de “História do Cinema Brasileiro”, ministrada por Fatimarlei Lunardelli a partir deste mês contará com mais 75 vagas.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Sedac (www.cultura.rs.gov.br/revelando-o-rio-grande) e pelo Instagram do Iecine (@ieciners).

O programa vai oferecer 50 oficinas gratuitas ligadas ao audiovisual, orientadas por profissionais de vasta experiência e reconhecimento. Os cursos, cada um com 30 horas de duração, terão início em março de 2021 de forma on-line.

“Nosso objetivo é transformar o Iecine em uma espécie de universidade aberta, incorporar a formação como uma das atribuições da instituição e, dessa forma, ofertar para a população caminhos de desenvolvimento por meio do audiovisual”, afirmou Zeca Brito.

MAIS NOTÍCIAS