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3 exemplos de marketing online: aprenda a promover seus negócios

17/03/2021 Foto: Pexels

Para que fique assim: Marketing é uma parte crucial na promoção da sua marca. Mas com a chegada da internet e mídias sociais, ele ganhou uma nova camada além do marketing tradicional relacionado a materiais impressos, anúncios em TV e Rádio e telemarketing: o Marketing Digital. Por conta de seu dinamismo, as empresas precisaram repensar a forma de atrair sua clientela. Além disso, comprar seguidores reais também pode ajudar com o desempenho do engajamento de um perfil nas redes sociais.

Não é novidade atualmente que alinhar os objetivos do seu negócio às estratégias de ações online é crucial para obter sucesso na maioria dos negócios - de acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 82% dos brasileiros já fez pelo menos uma compra online. Para quem quiser compreender melhor, a Sala do Empreendedor está oferecendo consultorias online de Marketing Digital, além de outras capacitações (Finanças, Planejamento, Inovação e Marketing & Vendas).

Há muito o que aprender, mas para se promover eficientemente há algumas etapas que não podem ser puladas. Antes, você precisa compreender as necessidades do seu público-alvo, porque quem quer abraçar todo mundo acaba não abraçando ninguém. É preciso levar em consideração diversos fatores, como econômicos, demográficos, sociais. Pergunte-se a idade, profissão, educação do seu consumidor, se ele tem família, estado civil, se dirige, etc. E vá afunilando. Só quando essas perguntas forem respondidas, você irá definir a identidade do seu negócio, a linguagem que vai usar, que tipo de conteúdo pode produzir, onde você deve estar para chegar até o seu público, quais eventos deve participar, quais canais deve usar e como se promover.

A sua promoção será voltada para o público escolhido. Na próxima etapa, é necessário saber como e quando fazê-la. Pense: promoções sem planejamento são em vão. Você é novo no mercado e deseja que as pessoas o conheçam? Está lançando um novo produto? Talvez você já tenha uma clientela de base, mas agora quer expandí-la? O que você quer?

Vejamos o exemplo da MasterCard. A empresa já é estabelecida, mas precisava promover um programada de pontos novo de seus parceiros, aqueles que acumulam com as compras feitas com o cartão. Para construir a ponte entre os parceiros e seus clientes, a empresa identificou que o objetivo dependia de selecionar o que servia aos seus consumidores. Por isso, reduziu o número de parceiros do programa de benefícios e deixou apenas os que correspondiam às expectativas dos clientes. O objetivo foi atingido porque a MasterCard soube usar as ferramentas corretas, o ‘como’. Depois, ela tornou o programa mais simples para atender às necessidades do dia-a-dia dos clientes, como compras no supermercado, portanto, o ‘quando’.




Outro exemplo é oferecido pelo setor de jogos de azar, cujo objetivo é que o jogador teste um dos cassinos online sem apostar dinheiro. Porém, não basta apenas anunciar, é preciso saber como fazê-lo. A plataforma então passou a oferecer um bônus sem depósito. Dessa forma o jogador pode considerar a oferta seguido de experimento sem receio de perder. Ao usar essa estratégia, a plataforma ofereceu uma solução para o poderia ser uma barreira entre ela e seu público. Uma vez eliminando dúvidas do público, seu objetivo é atingido.

Não atrás está o banco Itaú, que mesmo gigante queria divulgar o valor da sua marca associada ao lado humano. A ação poderia ser recebida com desconfiança se não feita corretamente por se tratar de uma instituição financeira, portanto a necessidade de bem-elaborada. Felizmente foi bem-sucedida. Numa de suas campanhas com o objetivo estimular a consciência do público, a marca lançou a campanha ‘Leia para uma criança’. O Itaú atrelou a ideia aos seus canais de comunicação e criou um canal para que as pessoas entrassem em contato com eles pedindo os livros, um exemplo de público-alvo sendo ativo. Já foram distribuídos quase 4 milhões de livros. O objetivo de mostrar que o banco é consciente dos problemas sociais foi para além de atingido.

O que essas marcas têm em comum? Elas responderam eficientemente à questões sabendo quando agir e como agir, conheciam o seu público e puderam entregar à altura soluções que eles precisavam. E elas não estão sós; marcas como a Dove, Heineken, Havaianas, Brasil Cacau são outras que você pode estudar e, esperançosamente, juntar-se a. Não espere; há resoluções que seu público não necessariamente sabe que necessita; é trabalho do seu serviço ou produto responder a elas antes mesmo do cliente se dar conta. Atingir isso é um indício fantástico de que seus negócios estão no caminho certo.

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