Notícias


Museu de Arte do Rio Grande do Sul conquista alvará do PPCI

O Margs fica localizado no centro de Porto Alegre
21/03/2021 Ascom Margs / Edição: Secom - Foto: Raul Holtz/Divulgação Margs

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) acaba de receber o alvará para seu Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Isso certifica que a edificação se encontra em condições de segurança em conformidade com a legislação e resoluções técnicas do Corpo de Bombeiros Militar e normas quanto à prevenção de incêndio.

O PPCI consiste em medidas e adaptações que visam prevenir e evitar riscos de incêndio e permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificação em caso de emergência. Contempla procedimentos de segurança que evitem a propagação de chamas e proporcionem meios de controle e extinção do incêndio, como sinalizações, dispositivos e equipamentos de combate ao fogo. Além disso, o museu passa a ter um grupo de funcionários treinados e habilitados para agir em caso de incêndio.

Segundo o diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, o PPCI é uma conquista histórica, que coloca o museu em uma nova era, perpetuando e projetando-o ao futuro. “Depois da tragédia do incêndio do Museu Nacional, planos e projetos de segurança contra incêndio se tornaram uma exigência premente e urgente para todos os museus.

O PPCI do Margs virá se somar ao Plano de Gerenciamento de Riscos: Prevenção, Salvaguarda e Emergência que o museu já dispunha. Com isso, estará em melhores condições de segurança para proteger as mais de 5 mil obras de arte do acervo artístico e os milhares de itens do acervo documental, e também para assegurar a edificação e suas instalações, além de oferecer maior segurança aos públicos e funcionários”, afirmou.

O PPCI vinha sendo buscado há anos pelo Margs, desde as gestões dos ex-diretores Gaudêncio Fidelis (2011-2014) e Paulo Amaral (2015-2018), sendo efetivado agora, na gestão do diretor-curador Francisco Dalcol, com o financiamento das adequações e melhorias que foram necessárias para garantir a obtenção do alvará no Corpo de Bombeiros.

Além da direção do Margs, a conquista resulta dos esforços da Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) em proporcionar manutenção e melhorias das condições de infraestrutura para o prédio e a operação da instituição.

O PPCI do Margs foi realizado com patrocínio de Banrisul Vero, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Sulgás por meio do Plano Anual do Margs, que é gerido pela AAMARGS nos termos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) — Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).

MAIS NOTÍCIAS