Notícias


Futuros delegados, inspetores e escrivães iniciam curso de formação profissional

Com protocolos de prevenção contra a Covid-19, aulas serão ministradas na Acadepol, na Capital
02/04/2021 Texto e foto: Polícia Civil

Na manhã da quarta-feira, dia 31 de março, teve início mais um curso de formação superior de Delegado de Polícia, Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia na Academia de Polícia do Estado (Acadepol), na Capital. São 290 alunos (30 delegados, 130 escrivães e 130 inspetores) que, ao longo dos próximos meses, receberão aulas de treinamento teórico e prático relacionados aos respectivos cargos.

A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, prestigiou este primeiro dia de aula, dando as boas vindas aos alunos e destacando a importância do início deste curso para a instituição policial, que possibilitará a formação de novos operadores das forças de segurança.

O curso de formação profissional, que é a última etapa do concurso público para ingresso nas carreiras da Polícia Civil, contemplará disciplinas necessárias para a formação de policiais civis, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração do inquérito policial, utilização de novas tecnologias, ética, direitos humanos e disciplinas práticas de técnicas de operações policiais, treinamento físico, defesa pessoal e tiro, além do estágio que será realizado nas delegacias.

Devido aos regramentos em razão da pandemia da Covid-19, o decreto nº 55.220/2020 estabeleceu que não se aplicam aos cursos de formação da Segurança Pública as proibições para capacitações e treinamentos coletivos realizados pela administração pública. A exceção visa a manutenção da reposição de quadros nas forças policiais, que mesmo no contexto da pandemia seguiram com suas atividades de forma integral e ininterrupta.

"A formação de novos operadores das forças de segurança é essencial para garantirmos os bons resultados no combate à criminalidade e a prestação de serviços à população. Além disso, reflete o compromisso assumido pelo nosso governo em priorizar a Segurança Pública e dá continuidade ao cronograma de chamamento que apresentamos em novembro de 2019, para assegurar o ingresso programado de servidores e reduzir o déficit de pessoal, mantendo a responsabilidade com a situação fiscal do Estado", afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo.

Nesse sentido, a maior parte do currículo será desenvolvido de forma presencial, na Acadepol, em razão da impossibilidade de adaptar uma série de disciplinas, tanto teóricas, que demandam a utilização de sistemas informáticos protegidos e funcionais apenas na rede da instituição, quanto práticas.

Antes de iniciar as atividades, todos os alunos e instrutores farão o exames para detecção da Covid-19, a partir de testes doados à Polícia Civil pelo Instituto Cultural Floresta (ICF). "Agradecemos muito essa colaboração, que será de extrema importância para reforçarmos ainda mais o planejamento de proteção à saúde desses futuros colegas e seus professores. Afinal, as pessoas que compõem nossa instituição são o que temos de mais valioso", afirmou a Chefe Nadine.

Durante as aulas, todos farão uso obrigatório de máscara somado ao face shield acrílico. As equipes terceirizadas de limpeza da Acadepol farão um esforço redobrado na higienização e ventilação dos ambientes utilizados. Foram instalados no prédio, inclusive, equipamentos para desinfecção de sapatos a cada entrada e saída na academia, além de dispensadores de álcool gel em todas as salas. As refeições entre os turnos de aula são realizadas apenas em ambiente aberto, no pátio da academia. Também está previsto no protocolo o afastamento imediato para testagem daqueles que apresentarem sintomas.

O curso para delegados tem 875 horas/aula e o de agentes, 830 horas/aula, ambos com duração de cerca de seis meses.

MAIS NOTÍCIAS