Notícias


Assinado acordo para a execução das obras do entorno da arena, em audiência de conciliação na 10ª Vara da Fazenda Pública

Objetivo foi sempre garantir cumprimento das obrigações assumidas pelos empreendedores quando do licenciamento da obra
12/04/2021 Texto e foto: Ministério Publico do RS

Foi assinado na sexta-feira, dia 9 de abril, em audiência de conciliação na 10ª Vara da Fazenda Pública, o acordo para a execução das obras do entorno da Arena.

Assinam o documento, além do Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, o Município e as empresas OAS Investimentos, Arena Porto Alegrense, Karagounis, Albizia Empreendimentos Imobiliários, Acauã Empreendimentos Imobiliários e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na qualidade de garantidor.

“Foi uma construção complexa e bastante longa, porém necessária para que fosse assegurado o cumprimento das leis, assim como garantidos os direitos da sociedade, representada nas negociações pelo MPRS”, disse a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Steigleder.

Segundo ela, desde o princípio, esse foi o objetivo da instituição, materializado na mesa de negociação e através das medidas adotadas tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial. “Nosso objetivo foi sempre garantir cumprimento das obrigações assumidas pelos empreendedores quando do licenciamento da obra e que, tendo a sociedade como credora, deveriam ter sido cumpridas já quando da instalação do complexo”, esclarece.

Sobre o acordo, o MP destaca, ainda, que foi fundamental a disposição, firmada no documento, de antecipação das obras de drenagem na região, uma vez que aquelas mais substanciais – ampliação das vias, ciclovias, construção de Estação de Bombeamento de Esgoto, entre outras - estão condicionadas à concretização da transação para aquisição da gestão da Arena pelo Grêmio.

“No momento em que essa troca de chaves se concretizar é que as obras mais substanciais do entorno da Arena serão realizadas, mas até lá teremos a execução imediata, pela empresa Arena Porto Alegrense, das obras de drenagem, garantindo uma entrega concreta, já neste momento, para o bairro Humaitá”.

Pelo acordo, a OAS comprometeu-se a iniciar imediatamente a desobstrução/desassoreamento da rede coletora de água pluvial situada na Rua Padre Blassio Voguel e Diretriz 602, até o cruzamento com a galeria da Avenida Voluntários da Pátria, seguindo as diretrizes técnicas contidas no projeto básico elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Além dos promotores de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz, Annelise Steigleder e Camila Lummertz, também foi fundamental para viabilização do acordo, o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar MP, representado pelo procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes e pelo promotor de Justiça Ricardo Schinestsck.

Para o procurador Paulo Valério, o acordo assinado nesta sexta-feira é pedra fundamental para o desenvolvimento da região, para a dignidade das pessoas que lá residem e acabam sendo atingidas por todas as intempéries causadas por conflitos como esse.

“Importante ressaltar, também, que a resolução de um problema tão complexo, obtida a partir do diálogo e colaboração de entes públicos e privados, demonstra a eficácia dos métodos autocompositivos para enfrentamento de conflitos assim, que envolvem interesses sociais e coletivos”, disse.

MAIS NOTÍCIAS