Notícias


Workshop discute as possibilidades do cicloturismo na região da Serra dos Tapes

O evento terá três encontros remotos promovidos pelo Projeto Conexão Pelotas, do Sebrae RS
15/04/2021 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

Aliada à sustentabilidade e agora à segurança de desbravar novos lugares ao ar livre, a união do pedal e do turismo é uma tendência a ser explorada em tempos de pandemia. Um workshop promovido pelo Projeto Conexão Pelotas, do Sebrae RS, vai discutir estratégias para o desenvolvimento da atividade na Serra dos Tapes, região montanhosa ao sul do rio Camaquã. O evento será dividido em três encontros remotos com duas horas de duração cada e inicia nesta quinta-feira, dia 15, às 19h.

O workshop é uma oportunidade de diálogo para integrar os setores interessados no desenvolvimento do cicloturismo da região. Para Leandro Karam, idealizador do Pedal Curticeira e que vai conduzir os debates, a iniciativa pretende articular elementos que integram um roteiro de bicicleta, como serviços de alimentação, hospedagem, comércio e cultura.

"O objetivo é fazer com que esses empreendedores enxerguem como uma engrenagem esses elementos que formam o cicloturismo. Tudo já está em funcionamento, só precisamos conectar esses negócios e formular um roteiro".

O workshop é promovido pelo Projeto Conexão Pelotas, que atende 40 negócios da região com capacitações que vão desde a gestão financeira até o marketing digital. Para Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do Sebrae RS, é importante ampliar a possibilidade de as pessoas interagirem com a natureza e com o patrimônio cultural da cidade mesmo em um cenário de pandemia.

"O cicloturismo é uma tendência a ser explorada nesta região. Os municípios são planos e principalmente a cidade de Pelotas tem uma oferta grande de ciclovias. É um tema relevante que pode agregar muito para o turismo local".

Serão três encontros remotos, nos dias 15, 22 e 29 de abril, das 19 às 21h, totalizando a carga horária de seis horas. Ao encerramento do evento remoto, um relatório das atividades e resultados será entregue ao poder público como uma forma de fomentar o auxílio ao cicloturismo local. Além do Sebrae RS, o workshop Cicloturismo como Estratégia para Desenvolvimento de Territórios é realizado pela Prefeitura de Pelotas e Pedal Curticeira com o apoio do Parque Tecnológico Pelotas.

O workshop é destinado a setores da região da Serra de Tapes, que podem se inscrever até o dia 14 pelo link https://bit.ly/3g4iRc1. A programação também pode ser consultada neste canal.

MAIS NOTÍCIAS