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DNIT executa a concretagem dos blocos de fundação da ponte sobre o rio dos Sinos na BR-116, em São Leopoldo

Trabalhos da travessia sobre o canal principal estão dentro do cronograma
18/04/2021 Texto e foto: Comunicação Social – DNIT
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia, nesta semana, a concretagem do primeiro bloco de fundação da ponte que integra o complexo de travessias sobre a bacia do rio dos Sinos, no km 245 da BR-116/RS, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Ao todo serão erguidas quatro pontes, sendo duas sobre o canal principal e duas sobre a várzea do rio. O andamento dos trabalhos aponta que o cronograma da obra está dentro do previsto.

A primeira travessia que está sendo construída é a ponte sobre o canal principal do rio dos Sinos, no sentido Capital-interior. Os trabalhos da estrutura começaram em março com a supressão da vegetação e início da cravação de estacas no leito do rio.

Das 48 estacas que serão cravadas para sustentar a travessia desta primeira ponte, já foram concluídas 19. Com isso, equipes do DNIT preparam as formas e armação de aço da estrutura, do primeiro bloco de fundação, o qual será, na sequência, concretado.

Em paralelo à construção dos blocos de fundação, operários continuam com a cravação das estacas no leito do rio e com a confecção das peças pré-moldadas (vigas e pré-lajes) que serão utilizadas nas próximas etapas. Para esta primeira ponte serão necessárias 20 vigas, sendo que 10 delas estão prontas e estocadas na fábrica localizada em Sapucaia do Sul. Estas peças serão lançadas após a construção dos pilares – trabalho que será realizado in loco.

As pré-lajes estão sendo confeccionadas em um pequeno canteiro industrial ao lado da obra. Do total de 289 unidades para esta primeira ponte, 57 (20%) estão prontas. Com as peças pré-moldadas, o DNIT garante agilidade no processo construtivo das travessias.

Complexo - Ao todo serão quatro novas estruturas paralelas às existentes, sendo duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma será composta por seis blocos de fundação. Cada bloco será suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas ficarão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

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