Notícias


Museu em Ivorá, onde nasceu Pasqualini, é considerado de relevância cultural aos gaúchos

Aprovado projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Loureiro
23/04/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação Gabinete

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária virtual da terça-feira, dia 20 de abril, o projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Loureiro (PDT) que reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Rio Grande do Sul o Museu de Ivorá, onde funciona a Casa de Cultura Alberto Pasqualini.

O prédio em questão foi construído no ano de 1886 e restaurado em 1999, sendo devidamente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). No local, em 23 de setembro de 1901, nasceu o professor, sociólogo, advogado, secretário de Estado e senador da República Alberto Pasqualini, considerado o maior teórico do trabalhismo brasileiro.

“A vida de Pasqualini foi marcada por coerência e vitalidade intelectual, dedicando-se com denodo a causa pública. Foi incansável contra as injustiças sociais e, numa época marcada pela dicotomia entre Esquerda e Direita, foi além, pregando o pleno desenvolvimento humano e o equilíbrio entre as forças do trabalho e do capital. Foi dele a frase: quando os pobres forem mais felizes, os ricos serão mais tranquilos”, destaca Loureiro.

MAIS NOTÍCIAS