Notícias


Audiência Pública virtual aborda importância de Biodigestores na preservação da água

Evento será realizado nesta segunda, dia 26, às 14h
24/04/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

Com o intuito de discutir o impacto na economia da propriedade rural e principalmente, o da preservação da água com a instalação de biodigestores, a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, promove em conjunto com a Comissão de Agricultura da ALRS, na tarde de segunda-feira, 26 de abril às 14h, Audiência Pública virtual.
 
Presidente Frente Parlamentar e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), enfatiza que uma opção para amenizar os impactos ambientais gerados pela não destinação incorreta dos resíduos sólidos e ainda gerar lucro ao produtor é o biodigestor.
 
Cada vez mais a preservação do meio ambiente, e o cuidado das bacias hidrográfica para preservar a qualidade da água, tornou-se uma das maiores preocupações do mundo. Dentre vários outros fatores, a crescente demanda pela produção de alimentos, principalmente na agropecuária e na agroindústria, vem contribuindo com os impactos provocados, necessitando, cada vez mais, de alternativas para um desenvolvimento de sistema de produção sustentável.
 
“A percepção sobre os avanços na sustentabilidade do setor, após a inclusão do biogás na Política Estadual do Biogás e do Biometano (Lei nº 15.377) elaborada no âmbito da Frente Parlamentar será debatida neste encontro, que terá o enfoque na preservação da Bacia Hidrográfica do Vale do Taquari”, enfatiza a deputada.
 
Potencialidade no Vale do Taquari

O potencial de biomassas no Vale do Taquari está concentrado na parte centro-leste, sendo que 69% dos municípios apresentam geração anual de biomassa superior a 100 mil toneladas nesta região. ( Dados do Atlas da Biomassa do RS).

MAIS NOTÍCIAS