Notícias


DNIT libera novo trecho de pista restaurada e recuperada na BR-472, em Itaqui

Com esta liberação, já são 25 quilômetros de pista renovada
02/05/2021 Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu na última terça-feira, dia 27 de abril de 2021, novo trecho de 15 quilômetros de pista recuperada localizado entre o km 488 e o km 505, no município de Itaqui, na BR-472/RS, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Este segmento integra o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) que visa a revitalização de 115,9 quilômetros da rodovia federal entre São Borja e Itaqui. Com esta entrega, já são 25 quilômetros de pista renovada na BR-472/RS.

Os serviços deste contrato envolvem a recuperação e restauração das pistas e dos acostamentos, melhoramentos de acessos, da drenagem, da sinalização e das obras de arte especiais (pontes e viadutos). Outros 10 quilômetros foram recuperados no final de 2020 e estes serviços seguirão ao longo deste ano.

O Crema contempla ainda ações de conservação/manutenção rotineiras e continuadas como limpeza da pista, roçada e poda. De acordo com o prazo contratual, as melhorias serão executadas até 2025.

IMPORTÂNCIA - A BR-472/RS é de extrema importância para a economia brasileira, por ser uma das principais portas de entrada do Mercosul. Além de integrar uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola, sendo, inclusive, parte do caminho até o Porto do Rio Grande.

A região de Uruguaiana é uma das maiores produtoras de arroz do Brasil, com uma safra superior a dois milhões de toneladas por ano, passando grande parte desta carga sobre o trecho em questão.

MAIS NOTÍCIAS