Notícias


Inscrições abertas para o 2° Festival Internacional de VideoDança até dia 14 de junho

Trabalhos selecionados estarão na mostra virtual entre 2 e 12 de setembro
02/05/2021 Fundação Ecarta / Jornalista Stela Pastore – Foto: Imagem de Fabricio Macedo FGMsp por Pixabay / Ilustrativa

O 2º Festival Internacional de Videodança do RS (Fivrs) 2021 foi aberto na quinta-feira, dia 29 de abril, com a publicação do edital com todas as informações do evento.  

As inscrições vão até 14 de junho, os trabalhos serão analisados até 2 de agosto quando os selecionados serão conhecidos. A mostra virtual do Fivrs 2021 será de 2 a 12 de setembro. A temática é livre e os trabalhos não podem ultrapassar 10 minutos de duração.

A abertura ocorreu hoje para marcar o Dia Internacional da Dança e os 16 anos da Fundação Ecarta, uma das promotoras do festival em conjunto com o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Diversidade

“O contexto da pandemia, que acelerou e intensificou a virtualização de nossas vidas e fez proliferar a produção de conteúdos audiovisuais para as telas, sobretudo relacionados às danças e às corporalidades, e deve reverberar muito nessa edição”, estima uma das idealizadoras e coordenadoras do festival, professora Rosângela Fachel, da Ufpel.  Ela destaca que a cada edição nova comissão avaliadora será formada para permitir a heterogeneidade  dos olhares de cada integrante.  

A primeira edição em 2020 foi realizada de forma híbrida, mesclando  o virtual/remoto com o presencial. “Essa edição já nasceu pensada como evento online e remoto, no qual queremos aprimorar as experiências da edição passada”.

O festival é construído a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê.  “A expectativa é o aumento de inscrições e diversidade dos trabalhos”, confirma  a professora do Mestrado em Artes Visuais da Ufpel, coordenadora do Curso de Dança, conselheira da Fundação Ecarta e uma das idealizadoras do festival, Carmem Anita Hoffman.

Em 2020 participaram trabalhos de nove países e 14 estados brasileiros.  A Videodança é uma linguagem artística contemporânea que faz a confluência entre a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, tais como o cinema, o vídeo e as artes digitais.

Confira o edital e a ficha de inscrição neste link na página da Fundação Ecarta. https://www.ecarta.org.br/projetos/galeria-ecarta/parcerias/edital-de-selecao-2021

MAIS NOTÍCIAS