Notícias


Educação infantil na pauta do Projeto Conversa de Professor 2021

O primeiro painel será realizado no dia 6 de maio com a psicopedagoga Luciane Varisco Focesi
03/05/2021 Por Fundação Ecarta / Jornalista Stela Pastore – Foto: Divulgação

A relação das crianças com a natureza, o necessário diálogo sobre notícias falsas (fake news), as brincadeiras na infância e a cultura brasileira são as temáticas que serão abordadas para o primeiro semestre de 2021 do projeto Conversa de Professor.

Neste ano, o programa está voltado para a educação infantil e é dirigido professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia e demais interessados.

O primeiro painel será realizado no dia 6 de maio com a psicopedagoga Luciane Varisco Focesi; o segundo, no dia 3 de junho, com a escritora e educomunicadora Januária Cristina Alves; e o terceiro, no dia 15 de junho, com o ator e educador Filipe Edmo.

As atividades são gratuitas e serão realizadas sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

INSCRIÇÕES – Devem ser feitas em formulário próprio no site da Fundação Ecarta até o dia 6 de maio (www.ecarta.org,br). A participação dá direito a certificado desde que o inscrito integre todas as três atividades.


PROGRAMAÇÃO

Encontro com a natureza – 6 de maio

A especialista em Docência em Educação Infantil, brinquedista e psicopedagoga Luciane Varisco Focesi aprofundará o valor do interagir com a natureza como direito humano, promovendo e incentivando essa inteiração real muitas vezes saindo do ambiente da escola.  

Abordagem das fake news – 3 de junho

A jornalista e escritora Januária Cristina Alves, co-autora do livro Como não ser enganado pelas fake news, tratará sobre a profusão de notícias falsas, que impacta a compreensão das relações sociais, buscando desenvolver a leitura crítica, aguçando o questionamento sobre a plausibilidade da informação e suas fontes.

Cultura brasileira como parte do brincar

O ator, diretor, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira Filipe Edmo abordará a vinculação da cultura brasileira no brincar, impregnando a ludicidade ao ilustrado e diverso imaginário nacional.  

PARCERIAS

O projeto Conversa de Professor é uma iniciativa da Fundação Ecarta, lançado em 2005, que propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento. Os encontros contam com especialistas das respectivas áreas de conhecimento e são focadas educação infantil e anos iniciais.

Coordenado pela professora Cecília Farias, o projeto busca aprofundamento teórico, a ampliação de conhecimentos, o debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência, propondo interação, diálogo e socialização.

A Fundação Ecarta leva o programa Conversa de Professor às cidades do interior por meio de parceria com secretarias de Educação e agentes locais. Interessados pode entrar em contato com a produção do projeto pelo e-mail conversadoprofessor@fundacaoecarta.org.br

MAIS NOTÍCIAS