Notícias


Prefeitura de Pelotas divulga processo seletivo para estágios remunerados

Inscrições, pela internet, terminam dia 19 de novembro
07/11/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles – Foto: Divulgação

A Prefeitura anunciou, na quarta-feira, dia 6 de novembro de 2019, o início do processo seletivo de estágio, em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para formação de cadastro reserva de estágio remunerado no Município.

A iniciativa corresponde ao Programa de Apoio ao Estudante (PAE), criado pela Administração, em julho, com o objetivo de contribuir para a inserção dos alunos – de ensino médio, superior e técnico –, no mundo do trabalho, além de proporcionar a participação do setor público no processo de aprimoramento do ensino e estimular os discentes a desenvolverem ideias que qualifiquem a gestão.

O processo é destinado a discentes de Ensino Médio, de dois cursos técnicos e de 26 cursos de nível superior (veja lista abaixo). As inscrições devem ser realizadas até dia 19 de novembro, exclusivamente no site do CIEE.

O programa também prevê acesso preferencial previsto a estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família e aos que têm bolsas de estudos integrais concedidas pelo Prouni: 30% e 10% das vagas serão destinadas a essas pessoas, respectivamente. Além disso, 10% das vagas de estágio ofertadas pelo Município serão asseguradas a alunos com deficiência. Nestes casos, os candidatos têm até dia 20 para realizar a inscrição.

A Prefeitura disponibilizará computador com acesso à internet, durante este período: os candidatos podem procurar a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (rua General Osório, 918), de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Carga horária e bolsa-auxílio

A carga horária corresponde a 6 horas diárias. No caso de alunos do Ensino Médio, a bolsa-auxílio é de R$ 748,50; para estudantes de ensino técnico e ensino superior, serão concedidas bolsas de R$ 998,00.

Os candidatos devem, comprovadamente, estarem matriculados no 2° ou 3° ano, se aluno de curso de nível médio ou técnico e, no mínimo, no 2° período, se aluno de curso de nível superior, bem como não cursar o último período do curso superior à época da convocação para preenchimento da vaga de estágio.

Provas

A aplicação das provas objetivas está marcada para dia 1º de dezembro, domingo, contendo 20 questões de múltipla escolha (Português, Informática e Atualidades). O horário e local da prova serão divulgados dentro do prazo de até três dias antes do exame.

A seleção é feita conforme o decreto nº 6.200, que atualiza o regramento referente aos estágios na Administração Pública. Segundo o cronograma do edital, os gabaritos preliminares devem ser divulgados dia 2 e os oficiais, no dia 9.

A classificação preliminar será publicada dia 10 de dezembro e, no dia 13, será feita a divulgação da classificação final e a homologação.

Prefeitura cria Programa de Apoio ao Estudante

Quais os principais objetivos do PAE?

Possibilitar acesso a estágio a um maior número de estudantes, despertando neles o interesse pelas carreiras públicas; propiciar aos estudantes complementação adequada da formação escolar/acadêmica, favorecendo o futuro exercício das atividades das respectivas profissões; colocar em prática os ensinamentos teóricos recebidos em escolas do ensino médio, técnico, educação especial, superior, bem como em programas de formação; e aprimorar e desenvolver habilidades técnicas e interpessoais.

Veja abaixo a tabela de áreas contempladas pela seleção

> Nível Médio: Ensino Médio

> Nível Técnico: Técnico em Edificações e Técnico em Mecânica

> Nível Superior: Administração, ,Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Dança, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, História, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Museologia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Processos Gerenciais, Terapia Ocupacional, Turismo.

MAIS NOTÍCIAS