Notícias


Intensificam-se os preparativos da Festa Municipal do Morango, em Pelotas

Equipes trabalham na demarcação de espaços e na montagem de gazebos
07/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Foto: Gustavo Mansur/Arquivo

Sob organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Emater-RS, da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intensificam-se os preparativos da 3ª Festa Municipal do Morango, que será realizada no próximo fim de semana – dias 9 e 10 –, no 9º distrito, Monte Bonito, Comunidade Redentor, Estrada da Gama.

“As ações estão voltadas à demarcação dos espaços e definição dos locais em que serão instaladas as bancas do comércio variado à disposição do público nos dois dias de Feira. Os gazebos para a agroindústria, artesanato e outros também estão em processo de montagem, assim como o palco, destinado à apresentação das atrações artísticas e culturais, e os banheiros químicos”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Transporte para a Festa

Para facilitar o acesso de moradores da região urbana à Festa Municipal do Morango, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) agregou horários e linhas especiais ao transporte rural. A concessionária, empresa Santa Cruz, terá ônibus disponíveis com saída do terminal da rua General Neto, entre Marechal Deodoro e Barão de Santa Tecla.

No sábado, dia 9 de novembro, a partida será às 14h e o retorno às 19h. No domingo, dia 10 de novembro, haverá duas viagens até Monte Bonito: às 10h e às 13h30min. O retorno começa às 19h.

Maior produtor da Zona Sul

O Município de Pelotas é o maior produtor de morango da zona sul. Cento e quarenta famílias cultivam a fruta na área colonial, numa área anual de 40 hectares, com utilização de sistemas de plantio direto no solo ou fora dele. A produção ao ano é de 1,6 mil toneladas.

O secretário salienta que a SDR, a Emater e a Embrapa estimulam o plantio fora do solo. “É uma tecnologia mais avançada que se reverte em maior produtividade e em frutas com mais qualidade”, observa.

Pelotas já conta com 200 estufas de morango funcionando na zona rural. Por meio do acompanhamento técnico e das políticas de incentivo, o Poder Público visa à valorização das famílias produtoras, com o objetivo de incrementar a renda e ampliar o mercado consumidor.

Feira Municipal continua

Até o dia 17 deste mês, consumidores de diversos bairros contam com a oportunidade de adquirir morango diretamente do produtor. A Feira Municipal do Morango prossegue nos pontos fixos e itinerantes de comercialização. A fruta é vendida em embalagens padronizadas, que garantem sua integridade e qualidade.

Além dela, também é possível encontrar geleia, suco, cucas e outros produtos coloniais.Nos dias 9 e 10, as feiras não funcionarão. Os produtores, nessas datas, participam da Festa em Monte Bonito.

MAIS NOTÍCIAS