Notícias


Prefeitura inaugura o sexto Cras de Pelotas

Unidade da Colônia Z3 centralizará atendimentos do Balneário dos Prazeres, Laranjal e Pontal da Barra
09/11/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Por Tânia Magalhães - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Pelotas já conta com seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A sexta unidade do Município foi inaugurada na manhã da sexta-feira, dia 8 de novembro de 2019, na Colônia de Pescadores Z3, 2º distrito, com capacidade de absorver o atendimento do público do Balneário dos Prazeres, Laranjal e Pontal da Barra.

A abertura das atividades, à Rua Almirante Raphael Brusque, 113, foi oficializada pela prefeita Paula Mascarenhas.

“O Governo tem muitas metas. Mas, proteger as pessoas e oferecer-lhes caminhos para transformação de suas vidas são as nossas principais e maiores responsabilidades”, afirmou a prefeita.

O prédio onde se inaugura o Cras Z3 é próprio e sediava, até então, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O imóvel passou por reforma e ampliação, com mão de obra prisional, financiadas com recursos próprios, de aproximadamente R$ 40 mil e, a partir de agora, amplia suas responsabilidades junto a pessoas em vulnerabilidade social, ainda com famílias estruturadas e, no geral, enquadradas no Cadastro Único.  

O Cras Z3 prestará serviços de Psicologia, Assistência Social, convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento familiar, acolhimento a pessoas com deficiência, encaminhamento de documentação e outros, anteriormente oferecidos pelo Cras Areal.

“Os usuários dão vida aos Cras, e eles são os corações da Secretaria de Assistência Social, distribuídos pela cidade. A SAS é a Secretaria mais próxima da população; o braço mais longo da Prefeitura para chegar às pessoas que precisam”, observou a prefeita.

Público do Cras Z3

O novo Cras inicia suas atividades com os atendimentos até então prestados pelo SCFV. O público sob sua responsabilidade é composto por 83 crianças e adolescentes, que participam de capoeira, computação e música, além do grupo de 30 mulheres da comunidade que participa de oficinas de pintura em tecido, trabalhos manuais em madeira e outros materiais, crochê e atividades de aproveitamento e transformação de resíduos recicláveis em objetos úteis ou decorativos. No Centro, é oferecida alimentação – café da manhã, almoço e lanche.

Manifestações na inauguração

O Cras é dirigido pela servidora Denair da Rosa. Na inauguração, ela agradeceu aos parceiros e à equipe e registrou seu orgulho em fazer parte do Centro.

“A transformação do Serviço de Vínculos em Cras expande o trabalho social e aumenta a nossa responsabilidade. Aqui, a gente se doa. A comunidade é a razão do nosso trabalho.”

O Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, salientou que não houve contratação de novos profissionais para o Cras Z3, apenas o remanejo de técnicos. Lembrou que uma das estratégias do Governo é inserir os Centros onde está o seu público. “Estamos tirando os Cras das avenidas e levando-os para o interior dos bairros e vilas, onde residem os usuários. Assim fizemos com o Três Vendas, transferindo-o para prédio próprio dentro do bairro.”

A juíza da Vara da Violência Doméstica, Michele Wolters, parabenizou a administração pública pela descentralização dos serviços e pelas ações de prevenção, enquanto a prefeita Paula registrava seu entusiasmo em compartilhar com a comunidade e autoridades a entrega do novo Centro.

O Poder Legislativo foi representado pelo vereador Éder Blank (PDT), na condição de presidente em exercício. O administrador distrital da Colônia Z3, Luiz Renato Fagundes; o soldado Colosque, representando a Patrulha Maria da Penha; o coordenador da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos; e o tenente Fanka, representando o comandante do 4º BPM, estiveram presentes no evento.

MAIS NOTÍCIAS