Notícias


Pelotas esteve representada na Festuris em Gramado

Fenadoce e atrativos da cidade foram apresentados, no estande do governo do Estado, na 31ª Feira Internacional de Turismo
13/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Luiza Assumpção - Foto: Claiton Santos/Reverso Comunicação

Pelotas esteve representada na 31ª Feira Internacional de Turismo (Festuris), que começou dia 7 e terminou domingo, dia 10 de novembro de 2019, no Serra Park em Gramado, serra gaúcha.

O objetivo foi promover a Fenadoce 2020, que ocorrerá de 29 de maio a 14 de junho, bem como o turismo no município. A Corte da Fenadoce 2019, formada pela rainha Kaiana Spiering e as princesas Carolina Ávila e Kathlen Prestes, se fez presente no evento.

Entre as atividades que marcaram a participação da cidade na feira, as soberanas da Fenadoce, acompanhadas de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Pelotas, presenciaram o lançamento do Roteiro Turismo Virtual de Pelotas e do Guia de Visitantes – material de divulgação, com informações dos casarões do Centro Histórico, no estande do Sebrae/RS.

Ambas ações integram o projeto Pelotas Turismo Cultural. Em acréscimo, visitas a agências de turismo e à sala de imprensa compuseram a agenda cumprida pela comitiva, formada também pela Prefeitura.

Durante o período em que esteve no espaço do governo do Estado gaúcho, rainha e princesas da Fenadoce distribuíram exemplares finos e cristalizados e difundiram o turismo pelotense, mostrando as belezas da cidade através de Óculos da Realidade Virtual, um recurso do aplicativo Turismo Virtual.

Além da degustação das doçuras locais, também foi possível saborear queijos coloniais e doces de morango, pêssego e uva, por intermédio do apoio de agroindústrias locais, Doces Crochemore e Agroindústria Casa Amarela, bem como da divulgação das festas rurais organizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Destino indutor do turismo

Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas (Sdeti), Gilmar Bazanella, participou pela primeira vez do Festuris e falou acerca da importância do evento para o fomento do turismo da Região Sul.

“Estou muito entusiasmado com o que turismo pode representar para a Costa Doce, pois, hoje, fiquei sabendo que 85% dos turistas brasileiros andam pelas rodovias, então a localização não é uma dificuldade para nós. Temos de criar mais experiências para essas pessoas. E a Fenadoce é de extrema importância nesse cenário; nossa maior vitrine”, disse.

Ao se pronunciar sobre a relevância da Festuris, o gestor da CDL, Ariel João, destacou que é um meio de ampliar a visitação na Feira e na cidade. “Queremos que as pessoas escolham Pelotas como destino, não apenas na Fenadoce. E consideramos que a o nosso evento é uma das fortes contribuições para que o município se torne o grande destino indutor do turismo na Costa Doce”, ressaltou.

A mudança da corte para três baronesas, recentemente anunciada, está alinhada a essa vontade de que as pessoas conheçam a história da cidade, junto com sua tradição doceira.

MAIS NOTÍCIAS